Topo

Esse conteúdo é antigo

Após onda de frio, temperatura começa a subir no Rio e em São Paulo

21.mai.2022 - Cariocas ignoram o frio e ocupam areia da praia de Copacabana - Reprodução/ Instagram
21.mai.2022 - Cariocas ignoram o frio e ocupam areia da praia de Copacabana Imagem: Reprodução/ Instagram

Igor Mello

Do UOL, no Rio

21/05/2022 14h00

Depois da onda de frio que derrubou as temperaturas em boa parte do país ao longo da última semana, a temperatura começa a subir no Sudeste hoje (21).

No Rio de Janeiro, a chuva que vinha caindo nos últimos dias foi embora, dando lugar a um tempo ensolarado. Ao longo da manhã, a temperatura superou os 20ºC. Alguns corajosos aproveitaram o tempo mais ameno e foram até as praias da zona sul praticar esportes ou tomar sol.

Apesar disso, a cidade registrou sua menor temperatura no ano nesta madrugada: segundo o COR (Centro de Operações Rio), os termômetros do sistema Alerta Rio marcaram 12,2º no Alto da Boavista às 5h15.

No Rio, a temperatura deve seguir em alta nos próximos dias: a previsão é de máxima de 26ºC amanhã; 27ºC na segunda-feira; e 29ºC na terça-feira.

Já em São Paulo, depois de a temperatura ficar abaixo de 10ºC em diversos momentos da última semana, neste sábado o tempo melhorou e o céu ficou ensolarado.

De acordo com o CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo), "a temperatura média na cidade oscila em torno dos 18°C com os percentuais de umidade do ar variando em torno dos 65%". A expectativa é que os termômetros marquem 21ºC ao longo da tarde.

Na capital paulista, a máxima prevista é de 23ºC amanhã e na segunda-feira. Na terça-feira, a previsão é que a temperatura volte a atingir os 25ºC.

Com a melhora do tempo, alguns paulistanos aproveitaram o sábado para passear na Avenida Paulista, programa tradicional aos fins de semana.

Risco de geadas no Sul

De acordo com o instituto de metereologia Climatempo, a massa de ar polar que causou a onda de frio em boa parte do Brasil perdeu força nos últimos dias e possibilitou uma elevação de temperatura.

"O ar frio começa a se afastar em direção ao oceano, e com isso, o frio vai diminuindo no continente. As Regiões Sudeste e Centro-Oeste já devem registrar essa diminuição gradativa a partir do sábado (21): as condições para geadas são bem localizadas e a temperatura sobe cerca de dois graus em relação à sexta-feira (20). A partir de domingo (22), o frio perde força sobre as regiões e as tardes ainda serão amenas, mas as manhãs terão aumento na temperatura", diz o Climatempo em comunicado.

A massa de ar polar está próxima ao litoral do Sul do Brasil. Por isso, " o frio se agrava em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As condições para geada continuam amplas e as temperaturas podem ficar até mais baixas do que as já registradas nesta semana, mas de forma pontual".