Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio, névoa e geada: veja previsão do tempo para o fim de semana

Pessoas caminham e se protegem do frio em avenida da zona sul de São Paulo - Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress
Pessoas caminham e se protegem do frio em avenida da zona sul de São Paulo Imagem: Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

20/05/2022 15h17Atualizada em 20/05/2022 15h17

A onda de frio que passa pelo território brasileiro vai manter as temperaturas baixas neste fim de semana em diversas capitais, com direito a frio menos intenso do que ontem e hoje, névoa e geada. No entanto, a previsão é que na segunda-feira (23) as condições comecem a mudar em algumas partes do país.

Em São Paulo, a Serra da Mantiqueira pode enfrentar geada durante o amanhecer. Já no litoral, há formação de névoa, que vai dar lugar ao sol durante o dia, segundo a Climatempo. Santos deve enfrentar mínima de 14ºC no sábado e 15ºC no domingo.

Já a capital paulista terá mínima de 8ºC no sábado e de 10ºC no domingo. As temperaturas máximas não devem passar de 23ºC. Não há expectativa de chuva em todo o estado, que enfrenta o maior frio desde 1990.

Já no Rio de Janeiro as temperaturas devem subir gradativamente. A capital tem máxima de 24ºC no sábado (21) e no domingo (22) os termômetros podem chegar aos 26ºC. A mínima para o fim de semana é de 14ºC.

Depois da passagem de um ciclone e de registro de neve, o Sul do país manterá as temperaturas baixas, mas elas devem começar a subir no domingo, quando o centro da massa de ar frio começar a se deslocar para o oceano.

A previsão para Porto Alegre é de mínima de 7ºC no sábado (21) e 9ºC no domingo (22).

Em Curitiba, o sábado terá mínima de 4ºC e o domingo de 5ºC. As máximas não devem ultrapassar os 19ºC.

Já Florianópolis vai sentir um salto de aumento de temperatura no fim de semana. A mínima prevista para sábado é de 8ºC e para o domingo é de 13ºC. As máximas podem chegar até 22ºC.

Já a região mais central do Brasil poderá sentir as temperaturas subindo gradativamente no sábado (21). Em Goiânia, as máximas podem chegar a 27ºC.

Temporais no Nordeste

Apesar das temperaturas mais elevadas, a frente fria deve impactar no Nordeste, provocando temporais em diversas regiões. Segundo a Climatempo, Maceió e Recife ficam em atenção para chuvas fortes nos próximos dias. No entanto, a mínima na para ambas capitais é de 24ºC durante todo o fim de semana.

O sul do Ceará, interior do Piauí e de Pernambuco e no litoral do Sergipe também devem registrar chuvas neste fim de semana. Em Salvador, no entanto, as pancadas acontecem de forma isolada. A frente fria se afasta no domingo, diminuindo a frequência e intensidade das chuvas.