RJ: Mulher diz que menina negra tem inveja da filha por ela ser branca
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar o crime de preconceito que uma mulher, ainda não identificada, teria cometido contra uma criança na noite de ontem (29), em uma praça de Senador Camará, na zona oeste da cidade.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, a mulher aparentemente briga com uma criança em defesa de outra, enquanto outras crianças também brincam em aparelhos no local. Em certo momento do vídeo ela diz: "Você tem inveja dela porque ela tem mais do que você e é melhor. E ela é mais bonita e tem a pele branca".
Pouco antes, a mesma mulher se direciona para a criança em tom de ameaça: "injúria, calúnia e difamação são crimes. Seus pais não te ensinam, vai aprender na rua da pior maneira".
A Polícia Civil abriu uma investigação por crime de racismo, que prevê pena de um a três anos de reclusão. "Vou enquadrar este fato no artigo 20 da Lei nº 7.716 que trata os crimes de preconceito", afirmou o delegado Bruno Gilaberte ao UOL.
Me pareceu que ali não houve especificação da vítima, mas sim uma generalização quando a autora fala que o branco é mais bonito. Isso me parece não uma individualização, mas uma generalização. Então não é um caso de injúria por preconceito e sim crime de preconceito
Bruno Gilaberte, delegado da Polícia Civil
O vídeo foi gravado por um frequentador da praça. A mulher aparece ao lado de uma menina, que supostamente seria a filha dela. A vítima, outra criança, não aparece nas imagens. Nenhum familiar registrou denúncia na delegacia de Bangu, responsável pelas ocorrências da região, mas por se tratar de um crime de ação penal pública incondicionada, é desnecessária a representação pelos familiares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.