Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo terá fim de semana com calor de até 28ºC; veja previsão pelo país

Mapa mostra umidade pelo Brasil - Reprodução/Metsul
Mapa mostra umidade pelo Brasil Imagem: Reprodução/Metsul

Do UOL, em São Paulo

01/07/2022 04h00

O tempo continua firme em São Paulo neste fim de semana e as temperaturas vão subir, apesar de o mês de julho costumar marcar o mais intenso do inverno.

As máximas previstas são de 28ºC, tanto no sábado quanto no domingo, e não há expectativa de chuvas para a cidade da garoa.

De acordo com a Climatempo, a amplitude térmica será grande, com as madrugadas frias e a temperatura mínima podendo chegar aos 12ºC. Com o céu aberto, o sol poderá elevar as temperaturas durante a tarde, trazendo noites um pouco mais amenas.

No litoral paulista, o fim de semana também deve ser marcado por temperaturas mais altas. Em Santos, a máxima é de 28ºC e a mínima de 17ºC no sábado (2) e, no domingo, a máxima pode chegar a 31ºC. O céu terá poucas nuvens, mas também não chove.

Mais regiões

O clima seco e quente também deve permanecer no Centro-Oeste. Em Campo Grande, a mínima não deve ser inferior aos 18ºC, enquanto as máximas variam entre 31ºC no sábado (2) e 33ºC no domingo (3). Goiânia terá temperaturas máximas na faixa dos 30ºC, mas a mínima pode chegar aos 16ºC. Não há previsão de chuva para nenhuma capital da região.

No entanto, o Nordeste do Brasil começa o fim de semana com um alerta para alagamentos, já que a previsão é de que diversas cidades registrem chuvas intensas. Esse fenômeno ocorre devido à entrada constante de umidade na região, que atingirá principalmente as cidades entre Alagoas e o leste do Rio Grande do Norte.

Já nas outras capitais do Nordeste, como Fortaleza, Salvador, São Luís e Teresina, também terão dias com previsão de chuva até o fim de semana, mas estão fora do alerta de perigo dado por Climatempo e Inmet.

No Norte, as temperaturas serão elevadas — e com chuva. Em Manaus, as mínimas estarão entre 22ºC e 23ºC e as máximas entre 32ºC e 31ºC no sábado (2) e domingo (3), respectivamente. As pancadas de chuvas são esperadas à tarde e à noite, segundo a Climatempo. Em Belém, a mínima será de 23ºC e a máxima de 31ºC nos dias, que serão nublados e também de muita chuva.

Chuva no Sul

No Sul, as temperaturas serão baixas e o tempo um pouco instável. Curitiba terá um céu terá algumas nuvens, mas não chove. A mínima no sábado (2) é de 10ºC e no domingo (3) de 12ºC. A temperatura máxima não ultrapassa os 25ºC. Já Porto Alegre deve registrar chuvas nos dois dias. A mínima é de 13ºC no fim de semana inteiro e a máxima ficará entre 23ºC no sábado (2) e 17ºC no domingo (3).

O primeiro fim de semana de julho já anuncia que o mês possivelmente não trará novos recordes de temperaturas mínimas. De acordo com o MetSul, a tendência é de que o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil tenham uma temperatura acima da média do normal — com cidades registrando até mesmo dias realmente quentes.

As chuvas também devem cessar nesta temporada em toda a região Sudeste — o que acende um alerta para o número de queimadas.