Topo

Esse conteúdo é antigo

Alerta: Nordeste tem risco de chuvas e deslizamentos até sábado

Arquivo: Forte chuva deixa ruas alagadas no Recife - Marlon Costa/Estadão Conteúdo (arquivo)
Arquivo: Forte chuva deixa ruas alagadas no Recife Imagem: Marlon Costa/Estadão Conteúdo (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

29/06/2022 13h45Atualizada em 29/06/2022 13h45

A costa leste da região Nordeste volta a ficar em alerta até sábado (2) por causa das chuvas. O Climatempo e o Inmet alertam que o tempo instável pode provocar alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de terra e interrupção do fornecimento de energia, inclusive no Recife, que sofreu com precipitações severas recentemente.

Essa mudança no tempo ocorre devido à entrada constante de umidade na região, que atingirá principalmente as cidades entre Alagoas e o leste do Rio Grande do Norte.

O Climatempo informou que as partes mais afetadas englobam Maceió e o litoral do estado da Paraíba.

De hoje até domingo, João Pessoa terá chuvas diárias. Amanhã e sexta-feira (1º) o tempo será predominantemente nublado com chuva a qualquer hora. No sábado, o tempo será chuvoso de dia e à noite, segundo o Climatempo. No domingo a previsão é para chuva a qualquer hora.

A situação é quase a mesma em Natal. Com tempo chuvoso previsto para a noite de hoje, a capital do Rio Grande do Norte também terá chuvas diárias. Amanhã e sexta-feira o tempo também será nublado, assim como em João Pessoa, e no fim de semana a previsão é de tempo chuvoso de dia e à noite para ambos os dias.

Recife

No Recife, capital castigada pelas chuvas há um mês, o tempo instável também preocupa, pois de amanhã até sábado os dias serão chuvosos de dia e à noite. No domingo, o sol volta a dar as caras e com possibilidade de chuva a qualquer hora.

Em Maceió, o Climatempo informa que hoje e amanhã a possibilidade é de chuva a qualquer hora. Já na sexta e no sábado a situação piora e o tempo fica chuvoso durante o dia e à noite. No domingo, assim como no Recife, o sol volta a dar as caras e com possibilidade de chuva a qualquer hora.

O Inmet considera que o grau de severidade é de "perigo" para essas regiões, só ficando atrás de "grande perigo", que é o alerta máximo dado pelo órgão.

Já nas outras capitais do Nordeste, como Fortaleza, Salvador, São Luís, Teresina e Aracajú, também terão dias com previsão de chuva até o fim de semana, mas estão fora do alerta de perigo dado por Climatempo e Inmet.