Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio: grande Porto Alegre tem mínima anual, e Amazônia enfrenta tempestades

Geada cobre a paisagem da cidade de Urupema (SC) de branco no amanhecer deste sábado, 20 de agosto de 2022. As temperaturas na região chegaram a -3°C na madrugada - FOM CONRADI/ESTADÃO CONTEÚDO
Geada cobre a paisagem da cidade de Urupema (SC) de branco no amanhecer deste sábado, 20 de agosto de 2022. As temperaturas na região chegaram a -3°C na madrugada Imagem: FOM CONRADI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/08/2022 08h39

A região metropolitana de Porto Alegre registrou a menor temperatura do ano em decorrência da onda de frio que atingiu parte do Brasil neste fim de semana.

A marca foi atingida na madrugada de sexta para sábado: fez 0,2ºC na estação meteorológica de Lomba Grande, zona rural da cidade de Novo Hamburgo, segundo medições da MetSul.

Na capital gaúcha, a mínima foi de 4ºC na estação de referência climatológica do bairro Jardim Botânico, temperatura que não ficou abaixo do recorde anual de 3,4º C atingidos no mês de junho. Mesmo assim, o sábado amanheceu com geada em grande parte da capital.

Temperaturas no domingo continuam baixas no RS e SC. Para hoje, a MetSul prevê mínimas de 5 ºC em Porto Alegre e temperaturas de 2 ºC a 3 ºC na região metropolitana, especialmente nas zonas rurais.

Neste domingo, o ar frio começa a perder força no Brasil, mas parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina continuam com previsão de geadas.

Na cidade de São Paulo, uma morte por suspeita de hipotermia. Uma pessoa em situação de rua foi encontrada morta no sábado com sintomas de hipotermia, mas a causa da morte ainda está em investigação.

Na capital paulista, ainda deve fazer frio neste domingo: a mínima é de 10 ºC e a máxima, de 17 ºC. O tempo abre e faz sol, embora entre nuvens ao longo do dia.

Onda de frio também atinge a Amazônia e países vizinhos. Segundo a MetSul, o ar frio avançou à região leste da Cordilheira dos Andes até atingir locais na Colômbia e na Venezuela, derrubando também a temperatura em parte da região da floresta amazônica.

Com o encontro do ar frio com o ar quente, há alerta de tempestade na região noroeste do Amazonas, incluindo a parte leste de Roraima, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No Peru, a massa polar também levou fortes ventos, que causaram quedas de árvore e destelhamentos. Cidades bolivianas chegaram a registrar novas mínimas anuais: fez 18,4ºC abaixo de zero em Uyuni, a 3.650 metros do nível do mar. A mínima na capital La Paz foi de - 12,1ºC.