Topo

Esse conteúdo é antigo

Thiago Brennand: Justiça decreta prisão de empresário por agressão a modelo

Thiago Brennand usa redes sociais para publicar fotos de viagens e momentos de diversão  - thiagobrennandfv/Instagram
Thiago Brennand usa redes sociais para publicar fotos de viagens e momentos de diversão Imagem: thiagobrennandfv/Instagram

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

27/09/2022 16h13

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva de Thiago Brennand Fernandes Vieira, acusado de agredir a modelo Alliny Helena Gomes em uma academia de luxo de São Paulo, atendendo a pedido do Ministério Público. O empresário, que viajou para os Emirados Árabes assim que se tornou réu, teria dez dias para voltar ao Brasil e entregar o passaporte, mas o prazo expirou na sexta-feira (23) e ele não se apresentou, sendo agora considerado foragido.

A prisão preventiva foi autorizada ontem, em decisão assinada pela juíza Erika Soares de Azevedo Mascarenhas, da 6ª Vara Criminal de São Paulo.

"A decisão nos traz um sentimento de justiça pela nossa cliente", comentou ao UOL o advogado da modelo Márcio Janjacomo. O TJSP não se manifestou sobre sua decisão, alegando que o caso está correndo em sigilo de Justiça.

Com o pedido de prisão preventiva, Brennand passa a ser considerado foragido da Justiça e já pode ter o nome incluído na lista de procurados pela Interpol. A partir daí, qualquer país signatário de tratados de extradição pode enviá-lo de volta ao Brasil. Em novembro do ano passado, os Emirados Árabes, para onde o empresário viajou, assinou um acordo de extradição com o Brasil.

"Estamos confiantes que, acionada a Interpol, Brennand deve ser trazido ao Brasil para responder por seus atos", afirmou Janjacomo.

O empresário e a modelo frequentavam a academia Bodytech, que fica no Shopping Iguatemi, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. No dia 3 de agosto, ele foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento agredindo fisicamente a modelo Alliny Helena Gomes.

Brennnand acabou sendo expulso da Bodytech após a repercussão do caso e deixou São Paulo, no dia 3 de setembro, quando viajou para Dubai, nos Emirados Árabes. A defesa dele alegou que seu cliente retornaria ao Brasil em 18 de outubro, o que não aconteceu.

O UOL não conseguiu contato com os advogados de defesa do empresário para saber mais detalhes sobre o retorno do acusado ou posicionamento em relação à prisão decretada pela Justiça.

O que disse a modelo

Helena treinava na academia havia três meses. Segundo ela, desde que entrou na academia, teria sido orientada por outras mulheres que treinam na academia para se manter afastada de Brennnand que, segundo elas, "não aceitava o 'não'" como resposta às suas investidas como "conquistador".

Confirmando todos os avisos, o empresário logo começou a puxar papo com a modelo. Ela diz que continuou a frequentar a academia, mas que procurou a gerência para relatar o que estava acontecendo.

Na noite do dia 3 de agosto, ela diz que estava treinando quando o empresário veio em sua direção e se colocou à sua frente, ordenando que Helena saísse do caminho dele, o que ela se recusou a fazer.

Nesse momento, as agressões tiveram início. O filho do empresário, que treinava com o pai, passou a xingá-la também e a ameaçar quem se aproximasse para ajudar.

O exame de corpo de delito realizado por Helena confirmou que a modelo sofreu lesões "leves". Segundo o laudo, ela apresentava "equimoses arroxeadas, descontínuas, em formato semicircular, sugestivas de estigmas ungueais no tórax".

Outros comportamentos investigados

Dez mulheres prestaram queixa contra Brennand por crimes sexuais e assédio. Relatos prévios obtidos pelo MP dão conta de crimes de assédio sexual, estupros, cárcere privado, agressões e ameaças. Três mulheres teriam sido marcadas com as iniciais dele, em tatuagens no corpo.

Os casos aconteceram entre o final de 2017 e o início deste ano. Um dos recentes é o da mulher que teve um relacionamento com o empresário em 2021 e, após denunciar o caso à polícia de Porto Feliz, teve que retroceder em razão das ameaças dele.

Outro relato é de uma brasileira de 37 anos que mora nos Estados Unidos e conheceu o empresário pelas redes sociais. Depois de um período de romance, ele começou a maltratá-la e uma noite ele a estuprou, obrigando-a a fazer sexo anal com ele. Antes, permitiu que um tatuador entrasse no quarto e, na presença de seguranças, gravasse suas iniciais no corpo dela.

Quem é o empresário que agrediu a modelo

Thiago Antonio Brennand Tavares da Silva Fernandes Vieira tem 42 anos e ostenta o sobrenome de uma das famílias tradicionais de Pernambuco. Em seu Instagram, ele costuma postar imagens que revelam uma vida de luxo, diz sentir aversão ao Brasil, além de demonstrar ser fã de armas.

Em um vídeo publicado recentemente, ele conta que tem casa em quatro países e que mora fora do Brasil há 27 anos, tendo voltado há apenas dois, devido à pandemia da covid-19.

Dentre as publicações mais recentes no Instagram, o empresário mostra um armário onde guarda diversas armas. "Todo homem tem o guarda-roupa que merece", escreveu ele no post, detalhando o arsenal, que conta com pistolas e fuzis. A publicação com as armas foi feita no mesmo dia em que ele foi flagrado em vídeo agredindo a modelo.