Avião é retirado da pista, e operação do Aeroporto de Congonhas é retomada
Foi retirado da pista, após quase nove horas, o avião de pequeno porte que, na tarde deste domingo (9), derrapou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo após os pneus estourarem. A aeronave foi removida por um caminhão e deslocada para uma pista lateral.
O incidente fechou a pista do aeroporto das 13h32 até 22h18, quando a operação foi retomada. Filas se formaram no terminal de passageiros e ao menos 140 voos foram canceladas, sendo 73 partindo do Aeroporto de Congonhas e 67 chegando.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o acidente ocorre no pneu do trem de pouso traseiro após a aeronave pousar, e fez com que ela saísse da pista, parando na taxiway.
Taxiway é uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode trafegar para um hangar, terminal ou pista.
Segundo o órgão, responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível.
"Cinco pessoas estavam a bordo. Ninguém ficou ferido. A pista auxiliar esteve liberada para aviação executiva", informou o órgão.
De acordo com imagens postadas nas redes e compartilhadas pelos internautas, por pouco o avião, um Learjet 45, não ultrapassa a cabeceira da pista, caindo sobre a avenida Washington Luis.
O jatinho, que pertence a uma empresa mineira de cimento, teve a velocidade reduzida porque o piloto conseguiu fazer com que o avião passasse primeiro pela grama que existe nas cabeceiras da pista. De acordo com o site RadarBox, que monitora a trajetória dos voos, o jatinho havia partido de Foz de Iguaçu, no Paraná, às 12h15, e chegou a Congonhas às 13h30, quando sofreu o acidente.
Voos e decolagens foram suspensos esta tarde em Congonhas, logo após o acidente. Filas imensas se formaram em frente aos guichês das companhias.
O que dizem as companhias
A Latam Airlines Brasil informou, em nota, que o acidente com a aeronave de pequeno porte, teve suas operações de pousos e decolagens impactadas.
"A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo no site latam.com", informa a empresa.
A empresa avisa que todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas para hoje tem total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original.
Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
"Os clientes que tiveram voos cancelados ou atrasados em função dessa contingência, por sua vez, devem solicitar remarcação ou reembolso diretamente em Minhas Viagens, também com a mesma flexibilização mencionada acima. Caso tenham dificuldades, os clientes devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)", esclareceu a companhia.
A Azul informou em nota que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas por uma aeronave de pequeno porte, os voos AD4359 (Santos Dumont - Congonhas) e AD4293 (Confins - Congonhas) foram transferidos para o aeroporto de Guarulhos, e os voos AD4797 (Congonhas - Santos Dumont), AD4454 (Congonhas - Confins), AD4005 (Santos Dumont - Congonhas), AD4462 (Congonhas - Santos Dumont), AD4250 (Congonhas - Recife) e AD4201 (Recife - Congonhas) que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados.
"A companhia ressalta que os clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação", declarou a companhia.
Já a Gol disse que "presta total assistência aos clientes e recomenda que os passageiros afetados evitem ir para o aeroporto de Congonhas". "Para remarcação do voo, a GOL pede que os Clientes entrem em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante)."
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