Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher acha envelopes com dinheiro na rua e devolve: 'Não ia me sentir bem'

Elizangela Catiçani e Marcelina Machado se reencontraram para a devolução do dinheiro - Reprodução/Instagram
Elizangela Catiçani e Marcelina Machado se reencontraram para a devolução do dinheiro Imagem: Reprodução/Instagram

Larissa Mauricio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2022 15h55

Marcelina Machado, de 56 anos, ficou surpresa ao descobrir que tinha dinheiro nos dois envelopes que encontrou caídos em uma rua de Mar de Espanha, cidade na Zona da Mata Mineira.

A quantia, não revelada a pedido da proprietária dos valores, era significativa e poderia ser bem utilizada por Marcelina. "Daria para pagar a minha prótese [dentária], que estou há muito tempo sem, pagar meu aluguel e a luz", contou.

Marcelina é funcionária de um restaurante na rua principal da cidade e estava indo ao mercado a pedido da patroa, na manhã da última quinta-feira (13), quando encontrou os envelopes na rua.

"Chegando perto do mercado, estava um carro de autoescola parado e tinha os dois envelopes [no chão]", disse. "Estava passando um monte de gente e ninguém parou para pegar nem nada."

Achando que havia cartões bancários dentro, Marcelina pegou os envelopes e se surpreendeu ao ver que, na verdade, era dinheiro vivo. "Pensei em deixar no mercado, mas depois desisti. Quando falei com a minha patroa, agradeci por ter me mandado ir na rua", lembrou.

A primeira ideia de Marcelina foi guardar o dinheiro por três dias caso o dono aparecesse. "Falei para a minha patroa: vou deixar guardado aqui três dias; se não aparecer o dono, eu uso [o dinheiro]; se aparecer, eu entrego".

Ela não precisou esperar tanto. Por volta das 13h do mesmo dia, a patroa de Marcelina viu uma publicação no Facebook de uma comerciante local que havia perdido dois envelopes com dinheiro ao mandar um conhecido ao banco para pagar contas.

'Não tinha muita esperança', diz comerciante

A publicação foi feita por Elizangela Catiçani em todas as suas redes sociais. Ela contou que o conhecido foi até o banco de bicicleta, mas só percebeu que estava sem o dinheiro quando chegou ao local.

"Os dois envelopes caíram do bolso dele. Ele me ligou desesperado perguntando se os envelopes estavam comigo. Na hora, nem me dei conta [de que ele tinha perdido]", disse a comerciante.

Ao saber do sumiço dos valores, Elizangela achou que não fosse recuperá-los.

Não tinha muita esperança. Mas um amigo disse que o único jeito de encontrar era publicar [nas redes sociais]. Ele me disse: 'Às vezes, uma pessoa boa encontra e quer devolver'. Elizangela Catiçani, comerciante

Pouco tempo depois da publicação, Elizangela ficou sabendo que os envelopes estavam com Marcelina e ela poderia ir buscá-los no restaurante. "Fiquei imensamente agradecida pela atitude e a presentei com um valor para comprar um presente para ela mesma."

A história viralizou porque a comerciante também agradeceu Marcelina nas redes sociais. "Como postei procurando [pelos envelopes], achei justo postar agradecendo ela."

Marcelina também ficou emocionada e agradecida com a reação de Elizangela, e contou por que devolveu o dinheiro.

"Fiquei feliz de ter entregado [o dinheiro] para ela porque quando eu perdi meu salário ninguém me entregou", disse, citando um caso de anos atrás.

"O que é meu, é meu. O que é dos outros, é dos outros. Eu não ia me sentir bem se ficasse com o dinheiro."