Topo

Esse conteúdo é antigo

Granizo deixa carros atolados e quebra vidros durante chuvas em MG; veja

Alerta de granizo foi emitido para 544 municípios de Minas Gerais; pedras de gelo causaram prejuízos a casas e veículos - Reprodução/Facebook/Luiz Roberto Ornelas/Edinho Advogado
Alerta de granizo foi emitido para 544 municípios de Minas Gerais; pedras de gelo causaram prejuízos a casas e veículos Imagem: Reprodução/Facebook/Luiz Roberto Ornelas/Edinho Advogado

Do UOL, em São Paulo

09/11/2022 09h12Atualizada em 09/11/2022 13h00

A chuva de granizo que atingiu o interior de Minas Gerais na tarde de ontem deixou um rastro de destruição em casas e carros de moradores da região. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram veículos com os vidros quebrados pelas pedras de gelo e "atolados" pela massa branca, com cara de neve — suficiente para cobrir parte das rodas.

Ontem pela manhã, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de risco de granizo para 544 municípios de Minas Gerais, válido até 23h59.

Depois das ocorrências, uma atualização feita na manhã de hoje pelo órgão afirma que o estado já não tem mais nenhum aviso meteorológico ativo.

Segundo o Climatempo, no entanto, ainda há alto risco de granizo em Minas na grande Belo Horizonte, na Zona da Mata, no Sul, na região da Serra da Canastra e nas divisas com São Paulo e com o Rio de Janeiro. A Serra Fluminense também pode sofrer com o fenômeno.

A prefeitura de Cabo Verde, uma das cidades mais afetadas pela chuva intensa, decretou a interdição de creches, escolas de ensino fundamental, postos de saúde e quadras poliesportivas administradas pelo município e que precisarão de reparos após a tempestade.

cabo verde - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Situação em Cabo Verde, no sul de Minas Gerais
Imagem: Reprodução/Facebook

Em Piraúba, um homem "na casa dos 60 anos" morreu após um muro desmoronar por causa das chuvas no bairro João Gonçalves da Neiva, segundo o Corpo de Bombeiros de Ubá, município vizinho.

Já em Uberaba, pacientes de uma Unidade de Pronto Atendimento precisaram ser transferidos após o granizo destruir parcialmente o local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 12 pessoas que estavam internadas e cerca de 20 que esperavam atendimento na UPA Parque do Mirante precisaram ser retirados do local e direcionados para outras unidades de saúde.

Em Ubá, um homem morreu após muro cair sobre ele; Corpo de Bombeiros associou queda do muro às chuvas - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Homem morreu após muro cair sobre ele; Corpo de Bombeiros associou queda do muro às chuvas
Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Imagens registradas por militares que participaram do atendimento mostram o rastro de destruição no local. Partes do forro do teto caíram em um corredor e na área da recepção. Apesar da destruição, ninguém ficou ferido com os desabamentos e os danos foram somente materiais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O caso do idoso morto após um muro desabar aconteceu em Piraúba, não em Ubá, como informado anteriormente.