Topo

Esse conteúdo é antigo

Papai Noel de shopping passa mal durante apresentação e morre em Itu (SP)

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

16/11/2022 10h53Atualizada em 16/11/2022 13h56

O ator Célio Figueiredo, de 76 anos, que interpretava o Papai Noel em um shopping de Itu, no interior de São Paulo, morreu após passar mal durante uma apresentação no sábado (12). Momentos antes, o Papai Noel chegou a cumprimentar as crianças e adultos que estavam presentes no evento.

O Papai Noel iniciava sua participação no evento de Natal promovido pelo centro de compras. Ele chegou de helicóptero, vestido com o traje tradicional do "bom velhinho", por volta das 14h, e percorreu os corredores do shopping em um trenó até o palco onde foi feita sua apresentação oficial ao público.

A comerciante Lidiane Cordeiro havia levado o filho de 4 anos para ver a chegada do Papai Noel e filmou o momento em que o "bom velhinho" é chamado ao palco. Segundo ela, Figueiredo parecia estar bem até então.

"O nosso Bom Velhinho está chegando. Cuidado com o nosso Bom Velhinho," diz a pessoa que fazia o cerimonial do evento.

Em seguida, Papai Noel sobe ao palco, acena para as centenas de pessoas presentes, posa para fotos e recebe simbolicamente a chave da cidade, entregue por um representante da Secretaria da Cultura do município como é feito todos os anos. Por ter dificuldade de locomoção, Figueiredo caminhava com o auxílio de uma bengala.

Logo após, o Papai Noel desce e segue para se sentar em sua poltrona, onde iria começar a receber as crianças para fotos.

Ator Célio Figueiredo, de 76 anos, fazia papel de Papai Noel pelo segundo ano consecutivo Imagem: Divulgação

Nesse momento, o Papai Noel passa mal, é socorrido pela equipe de socorristas do centro de compras e recebe os primeiros socorros ainda no shopping. Figueiredo foi levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade.

"Estava muito calor e inicialmente achamos que ele havia passado mal por isso. Quando os bombeiros os socorreram ele já estava inconsciente, foi uma cena muito triste de se ver e uma situação muito delicada para explicar para as crianças", conta Lidiane.

A causa da morte foi atestada como parada cardiorrespiratória. O corpo de Figueiredo foi enterrado no domingo (13) no Cemitério Municipal de Itu.

Papai Noel pelo 2º ano

Figueiredo fazia o papel do "bom velhinho" no shopping de Itu pelo segundo ano consecutivo. Ele foi contratado após o Papai Noel anterior, Osmar Parezini, morrer de infarto, em 2020.

Após o Papai Noel passar mal, a apresentação com outros personagens seguiu por cerca de 20 minutos, segundo os presentes.

"Acredito que eles estavam aguardando para ver o quadro de saúde do Papai Noel, mas ao notarem que era grave, o evento foi encerrado", conta Lidiane.

Em nota publicada nas redes sociais no fim de semana, o shopping lamentou o ocorrido e disse estar prestando todo o apoio à família de Figueiredo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papai Noel de shopping passa mal durante apresentação e morre em Itu (SP) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano