Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça decreta prisão preventiva de 8 acusados de integrar grupo nazista

Do UOL, em Brasília

15/11/2022 22h00Atualizada em 16/11/2022 07h21

A Justiça de Santa Catarina decretou hoje a prisão preventiva de oito homens presos pela Polícia Civil do estado suspeitos de integrar um grupo neonazista. Eles estavam reunidos para um encontro da célula em um sítio na cidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, no momento da prisão em flagrante. A informação foi divulgada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

Os policiais encontraram no local revistas, panfletos e outros objetos com símbolos supremacistas. Os presos têm entre 22 e 48 anos, segundo o MPSC, mas não tiveram a identidade revelada.

Foram apreendidos celulares e computadores. Os nazistas foram autuados pelos crimes de associação criminosa e racismo. Um deles também foi autuado por porte ilegal de arma, pois portava munições de armamento, ainda segundo o MPSC.

Todos aparelhos apreendidos passarão por perícia técnica e será encaminhado à Justiça após conclusão das análises. Quatro integrantes são do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Paraná, um de Minas Gerais e um de Portugal.

"Entre os presos, há integrante de um grupo skinhead internacional, conhecido por ser intolerante e de extrema direita", escreveu em nota o MPSC.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao racismo e delitos de intolerância, com pedido de busca e apreensão pedidos pelo Ministério Público de Santa Catarina e autorizados pela Justiça.

Há uma semana, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) informou ter recebido uma carta com ameaças de cunho nazista e assinada com as iniciais "SS", que é uma alusão a uma organização paramilitar ligada ao partido nazista. Nela, pessoas LGBTQIA+, gordas e negras são insultadas e ameaçadas de morte. Foi o segundo caso registrado em duas semanas.

Em outubro, quatro integrantes de uma suposta célula neonazista também foram presos em dois municípios de Santa Catarina.