Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre quarta vítima de ataque a tiros em escolas de Aracruz (ES)

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Curitiba

26/11/2022 17h03Atualizada em 26/11/2022 19h58

Subiu para quatro o número de mortos em ataque a tiros a duas escolas em Aracruz (ES), a 81 quilômetros de vitória. A vítima foi identificada como Flavia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos. Ela morreu na tarde de hoje, segundo informação da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Além dos quatro mortos, 12 pessoas ficaram feridas.

Flavia era professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti, a primeira a ser atacada. No último boletim de saúde foi divulgado que ela passou por uma cirurgia e o caso evoluiu de grave para gravíssimo. A mulher foi atendida pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade, mas acabou transferida de helicóptero para o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Além de Flávia, morreram no ataque as profissionais de educação, Cybelle Passos Bezerra, de 45 anos, que será cremada em Vitória, e a Maria da Penha Pereira de Melo Banhos de 48 anos, sepultada em Aracruz. Uma menina de 12 anos também está entre as vítimas.

Uma colega de trabalho de Flávia, postou nas redes sociais a confirmação da morte da professora e contou o quanto ela era importante para a comunidade do Rio Doce, por causa dos projetos sociais que era envolvida.

"Flávia, irmã guerreira do Rio Doce, se dedicou a causa dos atingidos como militante do Mab, doutora em Sociologia. O Rio Doce perde hoje uma das mais importantes pensadoras do tema. Perdemos uma amiga querida, sensível às causas sociais. É muito triste perder seres de luz empenhados na redenção planetária para esta violência crescente. Muita luz nesta nova jornada irmã querida", disse Silvia Regina Baileiro Cetrulo.

Internados em estado grave. Pelo menos sete vítimas continuam internadas. O relatório divulgado pela secretaria às 15h informa o estado de saúde de cinco delas. Duas professoras, de 52 e 45 anos, estão internadas no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves. Elas passaram por cirurgias e continuam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, uma professora, de 58 anos, passou por cirurgia e o estado de saúde é considerado estável.

Já no Hospital Infantil de Vitória, um aluno, de 11 anos, passou por cirurgia e apresenta estado grave. Outra aluna, de 14 anos, passou por cirurgia, segue entubada e em estado grave. Ambos estão na UTI.

Já o Hospital São Camilo, que é filantrópico, informou que duas vítimas estavam internadas na enfermaria em estado estável na tarde de hoje.

Suspeito apreendido. Um adolescente de 16 anos foi apreendido, suspeito do crime. Segundo a Polícia Civil, ele é filho de um tenente da Polícia Militar e se entregou no momento da detenção. Foi apreendido em casa. O delegado detalhou ainda que o adolescente portava duas armas de fogo, um revólver calibre 38 e uma pistola .40, que pertencia ao pai.

O adolescente, de acordo com a polícia, planejou o crime por dois anos. Ele responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, perigo comum e impossibilidade de defesa às vítimas e por tentativa de homicídio aos feridos.