Topo

Esse conteúdo é antigo

Aracruz: Atentado a tiros em duas escolas no ES deixam ao menos 3 mortos

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

25/11/2022 11h44

Duas escolas foram alvo de um atentado a tiros, na manhã de hoje, em Aracruz (ES), no litoral norte capixaba, a 81 km de Vitória. A ação teve ao menos três mortos e 13 feridos, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, as vítimas são duas professoras da rede municipal e uma criança do 6º ano fundamental de uma unidade particular de ensino.

Um suspeito de ser o autor dos disparos foi detido pela polícia no início da tarde de hoje, depois de fugir de carro ao término do atentado às unidades de ensino. Ele agiu usando roupas camufladas e um capuz. Até o momento, dois suspeitos foram descartados de envolvimento no crime — um adolescente de 16 anos, que estuda em um dos colégios, e um motorista que chegou a ser detido no fim da manhã de hoje.

Leia também: Em Colatina, também no Espírito Santo, escola é palco de outro ataque nesta sexta-feira

Segundo imagens de circuito de segurança, uma pessoa armada arrombou um cadeado e invadiu a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti, por volta das 10h. No local, ele atingiu 11 pessoas, duas delas, professoras que morreram ainda no local - a professora de matemática Cybelle Passos Bezerra Lara, 45, e a docente de artes Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, 48.

Em seguida, ele seguiu de carro até o Centro Educacional Praia de Coqueiral, unidade particular local, e disparou contra mais três vítimas, uma delas, uma estudante do 6º ano fundamental, que não resistiu aos ferimentos.

Os tiros foram ouvidos por vizinhos dos colégios. A polícia investiga se houve algum outro envolvido no crime que poderia ter ajudado na condução do veículo usado na ação, um Renault Duster de cor dourada.

De acordo com o capitão da PM Sérgio Alexandre, o atirador estava munido de uma pistola e carregadores quando invadiu a primeira unidade de ensino. Ele teria ido diretamente à sala dos professores, onde teria ameaçado profissionais no local e deu início aos disparos. Em seguida, foi até a segunda escola, localizada na mesma avenida.

Nossa prioridade era socorrer as vítimas e que todas tivessem atendimento. O que sabemos de forma preliminar é que ele, ao que tudo indica, pelas câmeras de segurança de uma das escolas, agiu sozinha. Estava encapuzado e com roupas camufladas. Estamos empenhados em identificar e localizar esse criminoso.
Márcio Celante, secretário de segurança do Espírito Santo

O delegado titular da Deic (Delegacia Especializada de Investigações Criminais), Leandro Sperandio, confirmou os ataques e pediu ajuda da população para encontrar os autores do crime.

"Dia difícil para a gente aqui em Aracruz. Infelizmente, um caso triste. As polícias já estão cientes e estamos com todo o efetivo das polícias militar e civil trabalhando, mas o mais importante é se tiver alguém conseguir informações ou câmeras que possam nos ajudar, ligue para o 181 ou 190. É a hora de nos juntarmos e corrermos atrás disso para solucionarmos esse crime", disse Sperandio.

No Twitter, Lula disse ter tomado conhecimento do caso "com tristeza". "Minha solidariedade aos familiares das vítimas dessa tragédia absurda", escreveu, e prestou apoio ao governador Renato Casagrande (PSB) "na apuração do caso e amparo para as comunidades das duas escolas atingidas".

O governador Renato Casagrande (PSB) classificou o ataque às escolas como um "atentado". Ele pousou nesta manhã em São Paulo para um evento político, mas cancelou a participação e se dirige ao município. Casagrande lamentou o ocorrido e disse que deslocou equipes para ajudar nas investigações e as famílias dos feridos.

"Com sentimento de pesar e muita tristeza, estou acompanhando de perto a apuração da invasão nas Escolas Primo Bitti e Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Aracruz. Todas as nossas forças de segurança estão empenhadas. Determinei o deslocamento dos secretários de Segurança e Educação para acompanhar os trabalhos."