Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Guia morre após passar mal em trilha no Parque do Ibitipoca

Alex Mendes chegou a ser socorrido por médicos que acompanhavam trilha, mas não resistiu  - Reprodução/Instagram
Alex Mendes chegou a ser socorrido por médicos que acompanhavam trilha, mas não resistiu Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 15h31Atualizada em 28/11/2022 15h31

Um guia do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas Gerais, morreu na tarde de ontem após sofrer um mal súbito durante uma trilha. Alex Mendes Ferreira de Souza, 48, era um condutor licenciado para liderar grupos nos passeios na reserva ecológica, formado em cursos sobre a estrutura do parque e sua preservação.

A morte de Alex foi confirmada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Segundo a nota, o guia estava em uma subida próxima à Cachoeirinha, uma famosa queda d'água da região, quando se sentiu mal. Ele foi atendido por profissionais de saúde que acompanhavam os turistas no passeio, mas teve a morte declarada ainda no local. Seu corpo foi resgatado momentos depois por um helicóptero.

"Nesse momento de profunda tristeza, o IEF se solidariza com os familiares e amigos e manifesta as mais sinceras condolências", completou o comunicado do órgão, ligado ao governo de Minas Gerais, e responsável pela gestão de Ibitipoca.

Além de guia, Alex se definia como um "andarilho" e fotógrafo amador, mantendo um perfil no Instagram onde compartilhava suas fotos. Após o anúncio de sua morte, amigos usaram as redes sociais para elogiar o rapaz, definido como um amante da natureza e uma pessoa "extremamente afetuosa".

"Alex, um ser humano incrível que conheci e que era um amante voraz da natureza e da sua preservação e sustentabilidade. Que Deus possa confortar sua mãezinha e irmã, a quem ele tanto amava e zelava. Que seu espírito seja recebido pelos guias espirituais com o mesmo amor que você nos recepcionava em cada encontro", declarou uma antiga cliente do profissional, que oferecia seus serviços em uma empresa própria, dedicada ao turismo ecológico.

"É sempre difícil dizer adeus. Este é um post triste. Perdemos um parceiro incrível. Um cara gentil e extremamente afetuoso. Meu fotógrafo favorito (são dele as melhores fotos aqui da página), meu amigo querido. Esteja numa bela cachu (sic) agora. Acampado e sentindo a terra sob seus pés", escreveu uma amiga de Alex.