Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana começa com chuvas e risco de enchente; veja a previsão do tempo

Chegada de dezembro devem ser marcados por acumulados de chuva significativos - Getty Images
Chegada de dezembro devem ser marcados por acumulados de chuva significativos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 04h00

A semana começa com mais chuva por quase todos os estados, além de risco de temporais no Sul. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fim do mês e a chegada de dezembro devem ser marcados por acumulados de chuva significativos, acima de 50 mm, na maior parte do país. A exceção de grandes volumes de chuva é o Nordeste, para onde estão previstos acumulados abaixo de 40 mm.

O instituto meteorológico Climatempo alerta para o risco de chuva intensa, com ventos chegando até 60 km/h em partes do Sul e Sudeste. Paraná, leste de Santa Catarina e sul de São Paulo têm risco de alagamento, transbordamentos e deslizamentos de terra. Nessas regiões, os acumulados pluviométricos podem ficar entre 200 mm e 300 mm de chuva até a quarta-feira (30), último dia de novembro.

Veja, a seguir, a previsão completa para o país nesta semana.

Sudeste

Novembro se despede com previsão de acumulados de chuva ultrapassando 50 mm na maior parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do centro-sul de Minas Gerais. O Inmet informa que a precipitação deve ser mais leve em áreas centrais dos estados e no triângulo mineiro.

Em São Paulo, as temperaturas vão subindo ao longo da semana. Hoje, os termômetros ficam entre 18ºC e 24ºC, chegando ao intervalo de 20ºC e 28ºC na sexta (2), com chuvas mais intensas até quarta.

O mesmo cenário deve ser visto no Rio de Janeiro: as temperaturas sobem e atingem o pico na quinta-feira (1), com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC, depois de um início de semana bem chuvoso.

Belo Horizonte e Vitória terão um cenário invertido: na capital mineira, a segunda-feira (28) tem termômetros entre 16ºC e 27ºC, chegando ao intervalo de 18ºC e 22ºC na sexta-feira. Já a capital capixaba registra mínima de 19ºC e máxima de 25ºC hoje, encerrando a semana com termômetros entre 19ºC e 21ºC.

Sul

Tempo menos chuvoso na região apenas no Rio Grande do Sul e extremo oeste de Santa Catarina e Paraná. As demais áreas do Sul do país têm alerta para temporais e chuvas intensas, prevê a Climatempo.

Porto Alegre registra mínimas entre 19ºC e 24ºC e máximas variando de 29ºC a 33ºC ao longo da semana. Tempo mais ameno em Florianópolis, com temperaturas girando em torno de 19ºC e 24ºC.

Já Curitiba sai da máxima de 19ºC hoje para até 29ºC na quinta-feira, dia em que a chuva começa a diminuir na cidade.

Nordeste

Bahia, Piauí e Maranhão são os estados nordestinos onde devem ser registrados maiores volumes pluviométricos, até 40 mm. A chuva chega mais intensa a partir de quarta-feira nas capitais Maceió, Aracaju e Teresina, além de Salvador, onde chove a semana inteira, em especial hoje e amanhã.

Chove pouco nas capitais Fortaleza, Natal e João Pessoa. Nas demais áreas da região, a chuva terá acumulados abaixo de 30 mm. O tempo fica firme no Rio Grande do Norte, em grande parte do Ceará e no litoral, com exceção da costa baiana, informa o Inmet.

A maioria das capitais tem máximas até 30ºC, mas faz mais calor em São Luís e Fortaleza, onde chegam a 32ºC, e Teresina, com até 37ºC de máxima.

Norte

A chuva atinge todas as capitais da região Norte, com acumulados variando entre 40 mm e 50 mm. A exceção é Rio Branco, onde a chuva chega apenas na quinta-feira, mas em pouco volume. Risco de acumulados mais intensos para Boa Vista, hoje e amanhã, e Palmas, na quinta e sexta.

A capital de Tocantins é a única que não registra temperaturas ultrapassando os 30ºC. No restante da região, muito calor e chuva, principalmente até quarta-feira. Os termômetros devem girar em torno de 24ºC e 34ºC, com destaque para Rio Branco e Porto Velho, cidades onde a máxima pode atingir 36°C.

Centro-Oeste

Toda a região deve ser atingida por chuvas ao longo da semana, variando apenas na intensidade: o acumulado de precipitação ficará acima de 30 mm no Centro-Oeste. Os maiores volumes, acima de 50 mm, devem ser registrados no Distrito Federal, norte de Goiás e maior parte tanto do Mato Grosso quanto do Mato Grosso do Sul.

As temperaturas ficam estáveis, mas chove todos os dias em Brasília e Goiânia. Os termômetros variam ao longo da semana entre 17ºC e 26ºC, na capital federal, e 18º e 30º, na capital goiana.

Por fim, Cuiabá terá pouca chuva e muito calor. A capital do Mato Grosso pode registrar máxima de 41ºC no primeiro dia de dezembro. Para encerrar a região, Campo Grande tem chuva em pouco volume a partir de terça-feira (29). O dia mais quente será sexta-feira, quando a mínima deve ser de 23ºC e máxima, de 37ºC.