Topo

Esse conteúdo é antigo

Povo ilhado e bois arrastados: após chuva, enchentes castigam cidades de SC

Do UOL, em São Paulo

01/12/2022 18h27Atualizada em 01/12/2022 18h27

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina ao longo da semana ainda causam estrago no estado. Na tarde de hoje, mais de 100 municípios estavam sob alerta vermelho emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para "grande perigo" de acumulado de chuvas.

Até o momento, dois óbitos decorrentes das chuvas foram confirmados no estado: um por choque elétrico e outro por soterramento.

Em São João Batista, município no vale do rio Tijucas, moradores ilhados registraram o momento em que bois foram arrastados pela correnteza na região.

Imagens aéreas registrada pelo Corpo de Bombeiros mostra que parte do município ficou inundada e um helicóptero chegou a ser acionado para retirar famílias presas em casas.

Uma adutora que leva água para a estação de tratamento do município foi rompida e não há previsão para restabelecimento da normalidade.

A prefeitura de São João Batista e a Defesa Civil do estado criaram uma sala de gerenciamento de ações emergenciais. As autoridades decretaram situação de emergência e cancelaram todos os eventos públicos marcados para o resto da semana, assim como o expediente nas repartições municipais.

Município de São João Batista teve alagamentos registrados e decretou estado de emergência - Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Reprodução - Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Reprodução
Município de São João Batista teve alagamentos registrados e decretou estado de emergência
Imagem: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Reprodução

Em comunicado publicado nas redes sociais, a prefeitura solicitou a doação de colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal para os desabrigados.

Leia também: Mulher é resgatada de inundação em SC; chuvas seguem fortes em 3 estados

Na Grande Florianópolis, um shopping do município de Palhoça registrou alagamento na garagem e no piso térreo, obrigando alguns frequentadores a pisar na água para subir uma escada rolante desligada.

Em nota, o shopping Via Catarina pediu desculpas aos frequentadores e, disse ainda, que o funcionamento foi restabelecido e que o local funcionará normalmente amanhã.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, ainda há pontos de atenção em Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Tubarão.

Em Navegantes, um bombeiro acionado para retirar o corpo de um homem em um rio foi arrastado pela correnteza e está desaparecido.

No começo da tarde, segundo o governo de Santa Catarina, 17 municípios estavam em situação de emergência, com 882 pessoas desalojadas e 195 desabrigadas.