Topo

Esse conteúdo é antigo

Pokémon da vida real? Biólogo explica quem é a tartaruga-cabeçuda chinesa

Squirtle? Tartaruga-cabeçuda chinesa chama a atenção e é comparada a um Pokemón - Reprodução/Twitter e Youtube
Squirtle? Tartaruga-cabeçuda chinesa chama a atenção e é comparada a um Pokemón Imagem: Reprodução/Twitter e Youtube

Do UOL, em São Paulo

04/12/2022 12h02

Acompanhar por 25 anos os desafios enfrentados por Ash para se tornar um Mestre Pokemón fez com que internautas reagissem à imagem de uma tartaruga diferente que começou a circular nas redes.

Apesar de parecer com mais um pokemón que daria muito trabalho para ser capturado, o animal existe — e suas particularidades o colocaram na lista de extinção, como explicou o biólogo brasileiro Sérgio Rangel em um vídeo.

Que bicho é esse? Chamada de tartaruga-cabeçuda chinesa, o animal é na verdade um cágado (por viver em água doce) encontrado em regiões de cachoeira na China e em outros países do Sudeste Asiático.

"Ele vive em rios encachoeirados, naquelas cachoeiras de águas bem rápidas, onde tem muitas pedras. Inclusive ele tem uma cauda muito longe para auxiliar a escalar nas pedras e ter apoio", diz Rangel.

O que come? A forte estrutura de mandíbula do animal, segundo o biólogo, existe devido a sua alimentação, composta de crustáceos como lagostins e camarões de água doce.

Sérgio Rangel conta ainda que já teve a oportunidade de conviver com as únicas duas tartarugas-cabeçudas chinesas que entraram legalmente no Brasil, em um projeto firmado entre o Zoológico de Sorocaba (SP) e um zoológico da Alemanha.

"Esses animais viveram muitos anos comigo e são extremamente interessantes", disse o biólogo.