Pokémon da vida real? Biólogo explica quem é a tartaruga-cabeçuda chinesa
Acompanhar por 25 anos os desafios enfrentados por Ash para se tornar um Mestre Pokemón fez com que internautas reagissem à imagem de uma tartaruga diferente que começou a circular nas redes.
Apesar de parecer com mais um pokemón que daria muito trabalho para ser capturado, o animal existe — e suas particularidades o colocaram na lista de extinção, como explicou o biólogo brasileiro Sérgio Rangel em um vídeo.
Que bicho é esse? Chamada de tartaruga-cabeçuda chinesa, o animal é na verdade um cágado (por viver em água doce) encontrado em regiões de cachoeira na China e em outros países do Sudeste Asiático.
"Ele vive em rios encachoeirados, naquelas cachoeiras de águas bem rápidas, onde tem muitas pedras. Inclusive ele tem uma cauda muito longe para auxiliar a escalar nas pedras e ter apoio", diz Rangel.
O que come? A forte estrutura de mandíbula do animal, segundo o biólogo, existe devido a sua alimentação, composta de crustáceos como lagostins e camarões de água doce.
Sérgio Rangel conta ainda que já teve a oportunidade de conviver com as únicas duas tartarugas-cabeçudas chinesas que entraram legalmente no Brasil, em um projeto firmado entre o Zoológico de Sorocaba (SP) e um zoológico da Alemanha.
"Esses animais viveram muitos anos comigo e são extremamente interessantes", disse o biólogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.