Topo

Preso foge um dia após inauguração de presídio no Paraná, mas é capturado

Fuga aconteceu em área de maior segurança lançada no Paraná - Divulgação/SSP/Gov.PR/02.dez.2022
Fuga aconteceu em área de maior segurança lançada no Paraná Imagem: Divulgação/SSP/Gov.PR/02.dez.2022

Do UOL, em Brasília

04/12/2022 12h26

Um presidiário fugiu um dia depois de uma penitenciária de segurança destinada a "presos de maior periculosidade" ser inaugurada em Foz do Iguaçu (PR). A unidade é de "segurança máxima", segundo um comunicado do governo, e "de segurança média", de acordo com outro comunicado.

O detento foi capturado depois pelos agentes, de acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. "A Polícia Penal informa que fugitivo já foi recapturado e um procedimento administrativo irá apurar o ocorrido", informou a secretaria ao UOL neste domingo (3). A pasta não esclareceu se o presídio era de segurança "máxima" ou "média".

Na quinta-feira (1º), o governo do Paraná inaugurou a Penitenciária Estadual IV, que faz parte do Complexo Penitenciário de Foz. "Trata-se de uma unidade prisional masculina de segurança média, com 752 vagas, que faz a custódia majoritária de presos de maior periculosidade. Com o novo prédio, o Complexo totaliza 3.320 vagas", anunciou comunicado do governo.

Na última sexta-feira (2), houve uma fuga. Um presidiário, não identificado, conseguiu escapar. As assessorias da Polícia Penal e da Secretaria de Segurança não esclareceram ao UOL quando e onde o detento foi localizado.

A inauguração da Penitenciária IV contou com uma série de obras em outras áreas do Complexo Penitenciário. Foram gastos R$ 20 milhões com recursos do governo local e da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional para melhorias, como uma muralha na Penitenciária I e a ampliação da área administrativa da Penitenciária Feminina.

Na data da inauguração da Penitenciária IV, o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, ressaltou a segurança para a população como resultado das melhorias no sistema penitenciário.

"Isso é fundamental e tem sido uma política do Governo do Paraná, garantindo mais segurança para a população e para a cidade de Foz do Iguaçu", afirmou Messias, em comunicado do governo.