Topo

Esse conteúdo é antigo

Jiboia é capturada enquanto engolia frango em sítio de MG

Cobra foi flagrada por moradores de área rural agarrada com frango em Minas Gerais; na imagem, é possível ver abaixo a boca da cobra aberta para engolir a ave - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Cobra foi flagrada por moradores de área rural agarrada com frango em Minas Gerais; na imagem, é possível ver abaixo a boca da cobra aberta para engolir a ave Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Do UOL, em São Paulo

19/12/2022 12h22Atualizada em 19/12/2022 16h13

Uma jiboia foi resgatada ontem pelo Corpo de Bombeiros em um sítio na zona rural de Guaxupé (MG). A corporação foi acionada quando moradores perceberam que o réptil estava predando um frango.

Ao chegarem no local, os bombeiros conseguiram capturar a serpente com a utilização de uma pinça.

A jiboia não tinha ferimentos aparentes e foi solta em uma área de mata nativa distante das residências.

Ainda segundo os bombeiros, há duas subespécies de jiboias no Brasil. Uma delas, a jiboia-amarali, que é mais encontrada no Sul e no Sudeste do país, pode chegar a 2 metros e alimenta-se de mamíferos, aves e lagartos. A segunda é a amarelada, tem hábitos pacíficos, chega a 4 m quando adulta e é mais vista na Amazônia e no Nordeste.

As jiboias não são peçonhentas. No entanto, os bombeiros recomendam que, em caso de avistamento de cobras, as pessoas devem acionar o serviço de emergência para realizar a captura e a soltura em área segura.

Em caso de avistamentos de cobras, o Corpo de Bombeiros orienta a não maltratar, matar ou tentar a captura do animal. Por questões de segurança, trate todas como venenosas, mantenha a vigilância do animal de uma distância segura e acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193 para realizar a captura e soltura em área segura.