Topo

Esse conteúdo é antigo

Gata sobrevive após ter corpo atingido por vergalhão em SP

Gata caminhava por construção civil quando foi atingida por vergalhão em Jaú (SP) - Hospital Veterinário Araújo/Reprodução
Gata caminhava por construção civil quando foi atingida por vergalhão em Jaú (SP) Imagem: Hospital Veterinário Araújo/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/12/2022 13h22Atualizada em 28/12/2022 13h50

Uma gata de rua sobreviveu após ser atingida por um vergalhão de construção em Jaú (SP).

O caso aconteceu na segunda-feira (26), quando o animal caminhava pela obra de um condomínio. O vergalhão atravessou a pata traseira e parte do abdômen do animal. Não há detalhes sobre o ocorrido.

Como se deu o socorro ao animal:

  • Acionado, o Corpo de Bombeiros cortou parte do vergalhão e levou a gata, ainda consciente, para um hospital veterinário.
  • O animal foi sedado e passou por um raio-x.
  • A cirurgia para tirar o vergalhão levou cerca de duas horas e meia.

Sabíamos que não tinha lesão em tecido ósseo, preparamos o procedimento pensando em possíveis hemorragias que poderiam acontecer na retirada do vergalhão."
Leonardo Gonçalves de Oliveira, do Hospital Veterinário Araújo

O médico veterinário explicou que, durante a cirurgia, nenhuma hemorragia foi registrada. O animal apresentou somente sinais de necrose nas partes do corpo em que o objeto tinha entrado.

Agora, a gata está em repouso e sob administração de antibióticos.

"Ela está em processo rápido de recuperação, se alimentando bem, sem dor, apenas ainda com infecções onde existiam as áreas necróticas", afirmou o veterinário.

A previsão é de que ela receba alta e seja encaminhada para adoção na primeira semana de janeiro.