Topo

Esse conteúdo é antigo

'Sonho era ser pai', diz esposa de jovem obeso morto sem socorro em SP

Vitor Augusto Marcos, 25, morreu sem receber atendimento médico em São Paulo - Reprodução/Facebook
Vitor Augusto Marcos, 25, morreu sem receber atendimento médico em São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/01/2023 13h04

Thauany Xavier da Silva, esposa de Vitor Augusto Marcos, 25, usou uma camiseta que estampava a foto preferida do casal no enterro dele, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

O jovem morreu na quinta-feira (5) na porta do Hospital Geral de Taipas, na zona norte de São Paulo, após ser recusado em duas unidades de saúde por falta de maca para pessoas obesas.

Em entrevista ao SP1, da TV Globo, ela contou que os dois tinham planos de ter filhos. "Era o sonho do Vitor ser pai. Só que infelizmente não deu tempo." Já a cunhada Pamela Xavier descreveu o rapaz como "um menino de coração grandioso".

Vitor tinha 195 kg, passou mal por volta das 10h de anteontem e acabou morrendo após às 18h, com parada cardiorrespiratória, sem ter sido atendido por médicos.

Vídeos feitos pela família mostram o desespero da mãe dele, Andréia Marcos da Silva, por socorro. Ela pediu providências às autoridades sobre o caso.

Eu só quero que eles corram atrás, porque eu não vou parar. Eu não vou parar. Eu estou uma mãe indignada que não conseguiu chorar no enterro do próprio filho Andréia Marcos da Silva, à TV Globo, durante enterro de Vitor

Ao UOL, a Secretaria Estadual de Saúde declarou ontem que "lamenta o ocorrido e investiga o atendimento realizado ao paciente para que sejam tomadas as devidas providências", manifestando solidariedade à família do rapaz.

A deputada eleita Erika Hilton (PSOL-SP) pediu hoje ao MP-SP (Ministério Público de São Paulo) que investigue o caso. O pedido é para que a Promotoria de Justiça do Grupo Especial de Saúde Pública abra um inquérito para apurar as responsabilidades administrativa, civil e criminal pela morte do jovem.