Topo

Esse conteúdo é antigo

Ônibus com time de futebol juvenil cai de ponte em MG; ao menos 4 morreram

Do UOL, em São Paulo

30/01/2023 08h36Atualizada em 01/02/2023 08h19

Um ônibus que transportava um time de futebol caiu de uma ponte na BR-116, na altura de Além Paraíba (MG), deixando pelo menos quatro mortos. O acidente aconteceu na madrugada de hoje, quando as vítimas voltavam de um jogo em Ubaporanga (MG) para Duque de Caxias (RJ), cidade de origem da equipe.

O veículo levava 33 pessoas, sendo 28 adolescentes que jogaram a "Copa Nacional de Base" pelo Esporte Clube Vila Maria Helena, ligado a um projeto social na cidade da Baixada Fluminense. A informação foi confirmada ao UOL pela organização do campeonato, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de janeiro. Entre os envolvidos no acidente estão os meninos que foram campeões na categoria sub-18 e vice-campeões na categoria sub-16.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que não tem informações sobre a altura da ponte em que foi registrado o acidente.

As mortes confirmadas pela corporação são de um adulto e três adolescentes, que não tiveram os nomes divulgados. O ônibus levava o motorista, quatro membros da comissão técnica e os jogadores.

Ele tinha percorrido pouco mais de 300 km até sofrer o acidente na ponte, que passa sobre um pequeno rio. A operação de resgate é feita com o veículo ainda de cabeça para baixo, mas fora d'água. A reportagem tenta contato pelas redes sociais com representantes do EC Vila Maria Helena. Se houver retorno, a matéria será atualizada.

A Polícia Civil de Minas Gerais, porém, informou que, em depoimento, o homem de 55 anos afirmou inicialmente que "não se lembra bem da situação". Além disso, afirmou que "teve a impressão de ter visto" uma carreta e entendido que ela faria uma ultrapassagem, mas desistiu e recuou. Com isso, o motorista disse que se assustou e jogou o ônibus para o lado, fazendo com que o ônibus se chocasse contra a proteção lateral da pista.

"A PCMG esclarece que aguarda o resultado de laudos periciais para determinar a dinâmica da ocorrência. Além do motorista, algumas vítimas, que receberam alta do hospital, já foram ouvidas. Outras oitivas serão realizadas no decorrer da apuração", diz a nota divulgada pela corporação.

Imagens gravadas por Júlio Cesar Martins, da página O Vigilante Online, com reprodução autorizada ao UOL, mostram o trabalho de resgate conduzido na madrugada de hoje, no município mineiro.