Pode ser preso? O que acontece se não fizer alistamento militar obrigatório
Todos os brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2023 - ou seja, nascidos em 2005 -, precisam fazer o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. Atualmente, o processo pode ser feito de forma on-line, no site, ou na Junta Militar mais próxima da residência.
Mas o que acontece se o jovem não fizer o alistamento militar no período?
Posso ser preso se não fizer o alistamento militar obrigatório?
Não, quem perde o prazo ou não realiza o alistamento militar não vai para a cadeia. As punições envolvem multa e uma série de sanções relacionadas a outros serviços públicos brasileiros.
Perdi a data limite, o que fazer?
Caso você deixe para fazer o alistamento após o dia 30 de junho, deve se dirigir à Junta Militar mais próxima de sua residência e se alistar com o pagamento de multa, que sofre correção a cada três meses. Em 2022, o valor inicial da multa foi de R$ 5,53.
O que acontece se eu não fizer o alistamento?
O jovem que deixa de se alistar fica em débito com o Serviço Militar e não poderá:
- Obter ou prorrogar a validade do passaporte;
- Realizar matrícula em qualquer estabelecimento de ensino público, em qualquer nível de graduação;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso públicos;
- Exercer qualquer tipo de cargo público, seja por eleição ou nomeação;
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios - por exemplo, premiações da Loteria Federal, como a Mega Sena.
Caso o jovem não faça o alistamento, ele ficará em débito com o Serviço Militar até o ano em que completar a idade de 45 anos.
Como fazer o alistamento?
Para realizar o alistamento online, é necessário informar o CPF. Caso o jovem não possua o documento, deve realizar o procedimento de forma presencial.
Após o alistamento, é necessário consultar o site do Exército para saber se o jovem foi dispensado ou encaminhado para a seleção do serviço da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Nesse último caso, ele passará por uma série de etapas, que incluem exames médicos, físicos e admissionais, antes de saber se realmente cumprirá o serviço militar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.