PE: jovem morre em deslizamento, e prefeitura fala em chuva fora de época
Um jovem de 19 anos morreu após ser atingido por um deslizamento de terra em Olinda (PE) na manhã de hoje, no bairro de Águas Compridas.
A queda de barreira ocorreu por causa das fortes chuvas registradas no município desde a tarde de ontem. A movimentação de terra atingiu duas casas onde estavam outras seis pessoas, que foram resgatadas com vida.
Segundo a ocorrência do Corpo de Bombeiros, a situação foi registrada às 7h40.
Ao todo 97 milímetros de chuva foram registrados em Olinda em 24 horas, conforme a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima). As aulas no município foram suspensas.
No Recife, o bairro de Santo Amaro foi a região com maior quantidade de precipitações, acumulando 106 milímetros em um dia.
Segundo o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o acumulado de chuvas em seis dias de fevereiro já ultrapassa o esperado para todo o mês. Ao todo, foram registrados 146 milímetros de precipitação em seis horas.
"A prefeitura do Recife está mobilizada com três mil profissionais no atendimento da população, monitoramento dos morros, limpeza, trânsito e desobstrução de vias", afirmou em publicação nas redes sociais.
As chuvas fora de época foram causadas por um "distúrbio ondulatório leste", de acordo com a Apac.
Histórico
Essa é a primeira morte registrada por causa das chuvas em Pernambuco em 2023 após um ano letal para os desastres ambientais no Estado.
Em apenas uma semana de junho de 2022, a Região Metropolitana do Recife registrou 128 mortos e um rastro de destruição por causa das chuvas, populares no período do inverno.
Na ocasião, mais de 9,3 mil pessoas ficaram desabrigadas e 31 cidades decretaram situação de emergência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.