Topo

Esse conteúdo é antigo

PE: jovem morre em deslizamento, e prefeitura fala em chuva fora de época

Deslizamento no bairro de Águas Compridas, em Olinda, foi registrado pouco antes das 8h; jovem de 19 anos morreu  - Reprodução de vídeo
Deslizamento no bairro de Águas Compridas, em Olinda, foi registrado pouco antes das 8h; jovem de 19 anos morreu Imagem: Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

06/02/2023 13h05Atualizada em 06/02/2023 13h14

Um jovem de 19 anos morreu após ser atingido por um deslizamento de terra em Olinda (PE) na manhã de hoje, no bairro de Águas Compridas.

A queda de barreira ocorreu por causa das fortes chuvas registradas no município desde a tarde de ontem. A movimentação de terra atingiu duas casas onde estavam outras seis pessoas, que foram resgatadas com vida.

Segundo a ocorrência do Corpo de Bombeiros, a situação foi registrada às 7h40.

Ao todo 97 milímetros de chuva foram registrados em Olinda em 24 horas, conforme a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima). As aulas no município foram suspensas.

No Recife, o bairro de Santo Amaro foi a região com maior quantidade de precipitações, acumulando 106 milímetros em um dia.

Segundo o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o acumulado de chuvas em seis dias de fevereiro já ultrapassa o esperado para todo o mês. Ao todo, foram registrados 146 milímetros de precipitação em seis horas.

"A prefeitura do Recife está mobilizada com três mil profissionais no atendimento da população, monitoramento dos morros, limpeza, trânsito e desobstrução de vias", afirmou em publicação nas redes sociais.

As chuvas fora de época foram causadas por um "distúrbio ondulatório leste", de acordo com a Apac.

Histórico

Essa é a primeira morte registrada por causa das chuvas em Pernambuco em 2023 após um ano letal para os desastres ambientais no Estado.

Em apenas uma semana de junho de 2022, a Região Metropolitana do Recife registrou 128 mortos e um rastro de destruição por causa das chuvas, populares no período do inverno.

Na ocasião, mais de 9,3 mil pessoas ficaram desabrigadas e 31 cidades decretaram situação de emergência.