Mulher é presa por ofensas racistas contra policial na Bahia
Uma mulher que xingou uma policial com ofensas racistas em Salvador foi presa neste sábado (18). Ela estava no Circuito Osmar, um dos mais tradicionais do Carnaval da cidade e, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, se apresentou como advogada. Ela foi autuada por injúria racial, crime equiparado ao racismo, e desacato a autoridade.
Uma oficial da Polícia Militar orientava a mulher, que estava no local da folia. Ela "tentava deixar um copo em um dos muros do posto policial", descreveu a secretaria em nota. "Insatisfeita com a orientação, a mulher começou a violência contra PM com ofensas racistas", continuou a pasta.
A suposta advogada foi presa em flagrante e levada a uma unidade policial no bairro da Barra. "Na unidade, ela continuou as ofensas contra os policiais", informou a secretaria. A mulher passou por exames de corpo de delito e vai passar uma audiência de custódia —uma audiência do juiz com o preso para conferir se a detenção aconteceu dentro das regras previstas em lei.
A Secretaria de Segurança criou uma cartilha de orientação para os foliões que forem vítimas de crimes de racismo. Uma cartilha do MP-BA também dá orientações para quem precisa fazer denúncia.
Para registrar ocorrências de racismo, intolerância religiosa, LGBTfobia e contra pessoas com deficiência também é possível procurar postos do SERVVIR (Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo) no estacionamento do Shopping Barra, Ladeira da Montanha e Passeio Público. O atendimento também pode ser feito em qualquer posto policial, informa a secretaria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.