'Vai ser noite em claro', diz morador de São Sebastião após volta da chuva
A chuva forte voltou a atingir Toque Toque Grande, praia de São Sebastião (SP), durante duas horas nesta terça-feira (28). O caseiro Ademir Spezia, 49, viu o rio hipertrofiado próximo da casa dele arrastar tudo morro abaixo. Pedras que um homem mal consegue arrastar eram levadas pela água.
Ademir não se apavorou. Desta vez, os filhos estavam distantes, brincando na casa de um amigo. Sem energia, sinal de televisão e celular, restou ao caseiro assistir a força do rio durante 3 horas e meia. Os serviços foram restabelecidos, mas não isso torna as próximas horas tranquilas. "Vai ser uma noite em claro", disse.
Ele ficou aliviado ao perceber que a chuva diminuiu no começo da noite. Mas Ademir disse que ficará alerta até o clarear do dia, ainda que não esteja equipado da maneira adequada. "A gente tem umas lâmpadas de led que funcionam cinco horas e com elas vamos nos virando. Não é fácil. Jamais imaginei que passaria por um momento assim."
O caseiro conta que a chuvarada da tarde deixou as pessoas apavoradas. Toque Toque Grande ainda está longe da normalidade. Ademir diz que cinco máquinas e seis caminhões tiravam montanhas de entulho das ruas quando a enxurrada recomeçou.
O local tem casas com móveis apodrecendo dentro porque a Defesa Civil não conseguiu retirar camadas de 1 metro e meio de uma espécie de argamassa formada de lama, areia, pedras e galhos que impede o acesso —resultado do temporal que atingiu a região há dez dias. Na ocasião, a casa de Ademir ficou ilhada.
Com as consequências das cheias diante dos olhos, as pessoas reviveram o final de semana da catástrofe nesta terça.
Não são somente os moradores que podem ter a noite de sono cancelada. Um profissional de saúde disse ao UOL que equipes de folga estão de sobreaviso. A previsão de chuva para os próximos dias é de 40 milímetros.
No Carnaval, foram mais de 600 mm em um dia —o maior volume já registrado no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.