Topo

Condenado por assalto ao BC de Fortaleza volta à prisão por porte de arma

Adelino Angelim de Sousa Neto foi condenado por envolvimento com o assalto ao Banco Central de 2005 - Reprodução
Adelino Angelim de Sousa Neto foi condenado por envolvimento com o assalto ao Banco Central de 2005 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/03/2023 16h51

Um dos condenados por envolvimento no assalto ao Banco Central de Fortaleza (CE) de 2005 voltou à prisão. Ele foi detido ontem no bairro do Paranoá, Distrito Federal, por porte ilegal de arma de fogo.

O que aconteceu

  • PM apreendeu três armas na casa do homem conhecido como "Amarelo". Foram dois rifles, uma pistola, um colete à prova de balas e mais equipamentos militares com Adelino Angelim de Sousa Neto, 41.
  • Ele cumpria pena domiciliar. O assalto ao Banco Central deixou um prejuízo de mais de R$ 160 milhões na época do crime e virou até filme.

Adelino havia sido preso em agosto de 2018 no DF. Ele teve prisão de 18 anos decretada pela 12º Vara Federal de Fortaleza (CE) em julho de 2017. Na época, era considerado foragido da Justiça.

Multa de mais de R$ 3 milhões por envolvimento no crime. Segundo a decisão judicial, "Amarelo" também foi condenado a pagar esse valor.

Conforme investigação da PF, Adelino teria ajudado os integrantes da quadrilha a fazer a lavagem de dinheiro com as cédulas roubadas do BC de Fortaleza.

"Amarelo" já havia sido preso em setembro de 2006, um ano após o assalto ao Banco Central, mas foi solto dois meses depois.

O UOL não localizou representantes legais da defesa de Adelino. Assim que houver posicionamento, será incluído no texto.