Topo

Esse conteúdo é antigo

Teto do Osasco Plaza Shopping desaba; carros caem dentro do estabelecimento

Do UOL, em São Paulo

08/03/2023 15h11Atualizada em 08/03/2023 19h37

O desabamento ocorreu no Osasco Plaza Shopping, localizado na região metropolitana de São Paulo, na tarde desta quarta-feira. O espaço foi totalmente interditado.

O que aconteceu:

  • Segundo o Capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo cinco veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação; também houve rompimento da tubulação de água.
  • A prefeitura de Osasco disse que seguranças isolaram o local após visualizarem uma fissura na laje do corredor principal, que provocou o rompimento de uma rede de água.
  • Ao UOL, o Capitão confirmou que a corporação descartou a hipótese de vítimas após a checagem das imagens das câmeras de segurança. Pessoas que estavam no local na hora da queda foram localizadas sem ferimentos.
  • De acordo com o Capitão André Elias, dois pavimentos foram afetados.

Clientes que estavam no shopping publicaram vídeos do teto caído nas redes sociais. Nas filmagens é possível ver até uma bolsa deixada sobre uma cadeira na praça de alimentação. Outras imagens mostram dezenas de pessoas correndo para fora do estabelecimento comercial.

Treze viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para atender a ocorrência. A Perícia Técnica da Polícia Civil para apurar as causas do acidente será realizada amanhã.

A prefeitura de Osasco afirma que o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do estabelecimento comercial está em dia. A Defesa Civil do município está no local para analisar as possibilidades de novos desabamentos.

Imagem aérea mostrou ao menos dois carros que caíram no desabamento - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Imagem aérea mostrou ao menos dois carros que caíram no desabamento
Imagem: Reprodução/TV Record

Ao UOL, o Osasco Plaza Shopping disse que "o risco foi identificado pela administração" ao isolarem a área antes do desabamento.

"A administração segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade o mais rapidamente possível."

Vídeos mostram a destruição do shopping:

Casos anteriores

Em 11 de junho de 1996, pouco mais de um ano após a inauguração, uma explosão atingiu a praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping e matou 46 pessoas, ferindo mais de 300.

A tragédia foi causada por um vazamento na tubulação de gás que passava por baixo do piso. Na época, o Jornal da Tarde noticiou que funcionários já reclamavam, meses antes da explosão, do cheiro de forte de gás vazando.

Por ser véspera do Dia dos Namorados, o centro de compras estava cheio, com uma estimativa de que 2 mil clientes no momento da explosão. Várias pessoas, inclusive crianças e pelo menos um bebê, foram resgatadas nos escombros.

Um outro susto sentido por clientes do shopping foi registrado no dia 5 de janeiro de 2015. Na ocasião, parte do teto de uma praça de alimentação desabou devido a uma infiltração na cobertura de gesso do local. O dano foi provocado após fortes chuvas no município, mas ninguém ficou ferido.