Topo

Esse conteúdo é antigo

Após desabamento, Osasco Plaza Shopping é interditado e tem alvará cassado

Do UOL, em São Paulo

08/03/2023 16h59Atualizada em 08/03/2023 19h39

A interdição total do estabelecimento comercial foi anunciada pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), no Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

O que aconteceu:

  • De acordo com o prefeito, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do estabelecimento comercial está em dia e é válido até julho de 2024.
  • A documentação do local também apresentava "normalidade" e estava correta, segundo Lins.
  • O prefeito disse estar sensibilizado com os trabalhadores do local que serão afetados pela interdição, porém destacou que a segurança de funcionários e clientes é a prioridade neste momento.

O local está totalmente interditado, não vai ser parcialmente interditado. O alvará está cassado até que o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), Polícia Científica e todos esses órgãos que nós já citamos, em conjunto, vejam se há segurança para voltar o funcionamento ou não. A gente não tem o compromisso com o erro. A segurança das pessoas está em primeiro lugar."
Rogério Lins, prefeito de Osasco

Ao UOL, o Osasco Plaza Shopping disse que "o risco foi identificado pela administração" ao isolarem a área antes do desabamento.

"A administração segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade o mais rapidamente possível."

Entenda o caso:

  • O desabamento ocorreu no Osasco Plaza Shopping, localizado na região metropolitana de São Paulo, na tarde desta quarta-feira.
  • Segundo o Capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo cinco veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação; também houve rompimento da tubulação de água.
  • A prefeitura de Osasco disse que seguranças isolaram o local após visualizarem uma fissura na laje do corredor principal, que provocou o rompimento de uma rede de água. O desabamento ocorreu na sequência.
  • Ao UOL, o Capitão confirmou que a corporação descartou a hipótese de vítimas após a checagem das imagens das câmeras de segurança. Pessoas que estavam no local na hora da queda foram localizadas sem ferimentos.
  • De acordo com o Capitão André Elias, dois pavimentos foram afetados.