Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atinge escola em BH e 40 pessoas são levados para hospital

Do UOL, em São Paulo

22/03/2023 12h25Atualizada em 23/03/2023 11h03

Um incêndio mobilizou os bombeiros no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais) na manhã desta quarta-feira (22), em Belo Horizonte.

O que aconteceu:

  • Um princípio de incêndio foi registrado em uma sala de aula, por volta de 9h40, e a escola precisou ser evacuada. Ainda não há informações sobre as causas do fogo.
  • 40 pessoas, sendo 39 adolescentes e uma servidora da escola foram atendidas no Hospital João XXIII. Ninguém sofreu queimaduras ou se feriu gravemente.
  • A FHEMIG, responsável pela unidade de saúde, explicou que até o momento, 28 pacientes receberam alta, um foi transferido para uma UPA, e os outros 11 aguardam na observação, estáveis.
  • O trabalho do Corpo de Bombeiros para conter as chamas e evitar novos focos de incêndio foi realizado até por volta de 17h20.
  • Defesa Civil de Belo Horizonte informou que a vistoria de risco observou "danos superficiais e desprendimento de reboco das lajes e paredes", mas sem problemas que indicassem instabilidades das estruturas.
  • Fundada em 1906, a escola é uma das mais tradicionais da capital.
  • A Secretaria Estadual de Educação informou que todos os estudantes e servidores foram retirados em segurança da escola. Segundo o governo, "uma perícia para identificar as causas do incêndio será realizada pela Polícia Civil e os danos estruturais ainda serão mensurados".
  • As aulas no local foram suspensas por tempo indeterminado "até a garantia do retorno de funcionários e alunos com segurança", explicou a SEE.

Já foi feita uma varredura inicial, e não foi encontrada nenhuma vítima. Agora, com melhor ventilação, as equipes farão uma varredura em todas as salas, para melhor avaliação.
Comandante da operação, Capitão Fabrício

A SEE/MG e a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A, responsável pela coordenação da escola, estão acompanhando de perto a situação e prestando todo o apoio à comunidade escola.
Nota da secretaria

O Corpo de Bombeiros explicou que a unidade de ensino estava em processo de regularização do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) - documento que certifica que um edifício cumpre todas as regras de combate a incêndios. Conforme e corporação, a edificação "possui projeto aprovado e os ajustes ainda estavam sendo feitos, o que não impede o funcionamento do local".

Incêndio em escola estadual em Belo Horizonte - Reprodução/Corpo de Bombeiros/MG - Reprodução/Corpo de Bombeiros/MG
Ao menos 14 pessoas precisaram ser levadas ao hospital após inalarem fumaça
Imagem: Reprodução/Corpo de Bombeiros/MG