Morto no Rio, Leo 41 era líder do CV e um dos mais procurados do país
Uma operação das polícias Civil e Militar deixou 13 mortos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, nesta quinta-feira (23). Entre eles está Leonardo Costa Araújo, conhecido como Léo 41, traficante foragido do Pará. Ele era um dos criminosos mais procurados do país.
Léo 41 é apontado pela polícia como líder da facção criminosa Comando Vermelho no Pará. No Twitter, o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o criminoso "ordenou diversos ataques também no Rio de Janeiro".
Segundo o Jornal Nacional, da TV Globo, a quadrilha de Léo 41 está ligada ao assalto a uma joalheria dentro de um shopping na Barra da Tijuca, no ano passado. Na ocasião, um segurança morreu.
De acordo com o jornal paraense O Liberal, as autoridades de segurança pública do Pará colocaram seus agentes em alerta diante da possibilidade de uma reação dos integrantes do Comando Vermelho à operação.
Foragido desde 2019, Léo se mudou para o Rio de Janeiro há dois anos e meio. Ele era apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas em Porto das Caixas e Visconde, bairros de Itaboraí (RJ). O criminoso também era considerado o líder do tráfico no Bengui, em Belém (PA), mesmo à distância.
O que se sabe sobre Leo 41
- Ele estava na lista de procurados do Rio. O portal dos procurados do Disque Denúncia incluiu o nome na lista em maio de 2022. Leo 41 também estava sendo procurado pela Polícia Federal.
- Pelo menos dois aliados dele também estavam na lista. São eles: Anderson Souza Santos, 31, e David Palheta Pinheiro, 30. Ainda não se sabe se ambos estão entre os mortos na operação.
- Escondido na Vila Cruzeiro. Segundo o serviço, Leo 41 e os aliados estavam na Vila Cruzeiro, área de domínio do CV na zona norte do Rio de Janeiro, e fugiram na noite de ontem para São Gonçalo, depois que souberam que haveria uma operação.
- Ele já estava na mira da polícia em maio do ano passado. Naquela época, o grupo chefiado por Leo 41 foi alvo de uma ação na Vila Cruzeiro, que deixou mais de 20 mortos.
Com informações de Herculano Barreto Filho, do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.