Esse conteúdo é antigo
Polícia do RJ mata 13; um dos criminosos mais procurados do país é um deles
A polícia matou hoje 13 pessoas em uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O que aconteceu
- Um dos criminosos mais procurados do país está entre os mortos. Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, estava envolvido no confronto, segundo a polícia. O suspeito de 36 anos não resistiu aos ferimentos.
- Ele era um dos chefes do CV e estava escondido no Rio. Suspeito de ligação com a onda de assassinatos de policiais no Pará em 2021, fazia parte de uma lista dos criminosos mais procurados do país.
- Entre os alvos da polícia, havia também outros criminosos que fugiram do Pará para se esconder no Rio.
- No total, 16 pessoas baleadas deram entrada no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.
- Duas moradoras, de 52 e 56 anos, estão entre os feridos. O estado de saúde delas é estável.
- Helicópteros e blindados deram apoio à ação, feita em conjunto pela Polícia Civil do Rio, pelo Bope e por agentes das forças de segurança no Pará. Pelo menos 13 fuzis foram apreendidos.
- Segundo a polícia, os criminosos eram suspeitos de envolvimento no roubo a um shopping center na Barra, em junho de 2022. Na ocasião, um segurança foi baleado e morto.
Ao chegarem na localidade, os policiais foram atacados pelos criminosos e houve intensa troca de tiros."
Nota da Polícia Civil do Rio
O que se sabe sobre Leo 41
- Ele estava na lista de procurados do Rio. O portal dos procurados do Disque Denúncia incluiu o nome na lista em maio de 2022. Leo 41 também estava sendo procurado pela Polícia Federal.
- Pelo menos dois aliados dele também estavam na lista. São eles: Anderson Souza Santos, 31, e David Palheta Pinheiro, 30. Ainda não se sabe se ambos estão entre os mortos na operação.
- Escondido na Vila Cruzeiro. Segundo o serviço, Leo 41 e os aliados estavam na Vila Cruzeiro, área de domínio do CV na zona norte do Rio de Janeiro, e fugiram na noite de ontem para São Gonçalo, depois que souberam que haveria uma operação.
- Ele já estava na mira da polícia em maio do ano passado. Naquela época, o grupo chefiado por Leo 41 foi alvo de uma ação na Vila Cruzeiro, que deixou mais de 20 mortos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.