Topo

Símbolo neonazista, máscara de caveira foi usada em outros ataques

 Autor de ataque em escola de São Paulo usou balaclava de caveira - Reprodução
Autor de ataque em escola de São Paulo usou balaclava de caveira Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio

27/03/2023 18h35Atualizada em 27/03/2023 18h42

A máscara de caveira usada ontem pelo estudante de 13 anos no ataque a uma escola em São Paulo foi vista em ao menos outros três crimes nos últimos anos. Uma professora morreu e mais cinco pessoas ficaram feridas.

De onde vem a máscara de caveira?

  • A balaclava --máscara em que apenas os olhos ficam visíveis-- é utilizado pela Divisão Atomwaffen, uma organização neonazista norte-americana fundada em 2013.
  • Nos últimos anos, foi adotada pela cultura pop (filmes, séries e jogos) como parte do figurino de psicopatas e assassinos.
  • Na internet, a balaclava é vendida por cerca de R$ 25.
  • No Twitter, apoiadores de ataques a escolas costumam postar fotos usando o item.

Apuração do UOL mostrou que o estudante autor do ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo, publicou diferentes fotos com o item, além de uma faca.

Outros ataques

Máscara de caveira semelhante à usada por aluno em ataque a uma escola da zona oeste de SP - Reprodução - Reprodução
Máscara de caveira semelhante à usada por aluno em ataque a uma escola da zona oeste de SP
Imagem: Reprodução

O menino de 17 anos que planejou e executou o ataque a uma escola de Suzano, há quatro anos, publicou dezenas de fotos antes do episódio. Em algumas, mostrava uma arma. Junto com um rapaz de 25 anos, o adolescente matou oito pessoas na Escola Estadual Professor Raul Brasil. A dupla também morreu.

No mesmo ano, um rapaz de 20 anos sequestrou um ônibus com cerca de 40 pessoas e ameaçou atear fogo no veículo, no meio da ponte Rio-Niterói. O sequestro durou quase quatro horas e terminou quando um atirador de elite da Polícia Militar matou o sequestrador. Ninguém ficou ferido.

O atirador de 16 anos que matou quatro pessoas e feriu 12 em um ataque a duas escolas em Aracruz, no ano passado, usou a arma do pai, um policial militar, e roupas camufladas. Ele também usava a balaclava e disse que planejava o atentado havia dois anos.

Polícia apreende material usado por adolescente em ataque a escola de SP --além da máscara de caveira - Polícia Civil/SP - Polícia Civil/SP
Polícia apreende material usado por adolescente em ataque a escola de SP --além da máscara de caveira
Imagem: Polícia Civil/SP