Topo

Diretora impediu ataque em escola no Rio com cadeira, diz secretário

Escola da Gávea, no Rio, onde ocorreu tentativa de ataque - Lola Ferreira/UOL
Escola da Gávea, no Rio, onde ocorreu tentativa de ataque Imagem: Lola Ferreira/UOL

Do UOL, no Rio

28/03/2023 19h16Atualizada em 29/03/2023 13h31

A diretora da escola municipal Manoel Cícero impediu um ataque a facas de um aluno de 15 anos com uma cadeira na tarde desta terça-feira (28), na Gávea, zona sul do Rio. A informação é de Renan Ferreirinha, secretário municipal da Educação.

O que aconteceu

  • O agressor sacou uma faca depois que a diretora entrou na sala de aula e percebeu uma "movimentação diferente" por parte do aluno, de acordo com o secretário.
  • Ela, então, usou uma cadeira para impedir que o estudante atingisse colegas. Outro professor ajudou os alunos a saírem da sala.
  • O agressor correu para o corredor e foi contido por professores e funcionários de uma obra que estava sendo feita na escola.
  • O adolescente ficou ferido na cabeça, sem gravidade, e uma professora teve um mal-estar após a confusão. Os dois foram levados ao hospital. O estudante já foi liberado.
  • O UOL apurou que o agressor estava nesta escola havia menos de uma semana. Ele chegou à unidade transferido após cometer injúria racial contra um professor.
  • Ao menos quatro alunos da escola prestaram depoimento no 15ª DP (Gávea) até as 18h30 --incluindo o agressor. Pedreiros que trabalhavam na escola e funcionários da unidade ensino também foram ouvidos.

A escola será acompanhada pelo nosso Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (Proinape), que conta com psicólogos, assistentes sociais e educadores para amenizar o trauma deste acontecimento."
Renan Ferreirinha, secretário municipal da Educação

Errata: este conteúdo foi atualizado
Renan Ferreirinha é secretário municipal da Educação. O texto foi corrigido.