Topo

Esse conteúdo é antigo

Campanha para homens fecharem as pernas no ônibus repercute em SP

Campanha da SPTrans combate a invasão do espaço de outros assentos por parte de pessoas que abrem demais as pernas - Reprodução/Twitter SPTrans
Campanha da SPTrans combate a invasão do espaço de outros assentos por parte de pessoas que abrem demais as pernas Imagem: Reprodução/Twitter SPTrans

Do UOL, em São Paulo

18/04/2023 10h28Atualizada em 18/04/2023 10h28

A SPTrans, companhia de transporte da cidade de São Paulo, iniciou uma campanha de conscientização sobre o espaço pessoal nos assentos dos ônibus, combatendo o chamado "manspreading".

Sobre o que é a campanha?

"Respeite o espaço das outras pessoas", diz o título da última edição do Jornal do Ônibus. No texto, a companhia destaca que "respeitar o espaço de quem viaja ao seu lado é um ato de cidadania".

Os 12,9 mil ônibus da capital receberão o informe. A campanha foi lançada no último domingo (16) e vai até o dia 30 de abril.

"Manspreading" diz respeito a homens que sentam e abrem demais as pernas em espaços públicos, impedindo outros de também compartilharem o espaço —principalmente mulheres. O termo em inglês significa "homem se espalhando", em tradução livre.

Repercussão nas redes

A SPTrans afirmou que a campanha "está sendo bem recebida" e gerou mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais da empresa.