Capivara Filó é devolvida a influenciador após Justiça conceder guarda
A capivara Filó foi devolvida ao influencer Agenor Tupinambá na manhã de hoje (30) após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas autorizar a guarda provisória do animal até o fim do processo. A capivara havia sido entregue ao Ibama na quinta-feira (27).
O que aconteceu
Após a devolução, a capivara já se encontra na casa do influenciador e foi solta no local, segundo vídeo publicado pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil) (veja abaixo). Agenor mora na cidade de Autazes (AM).
A decisão obrigou o Ibama a entregar a capivara. Já Tupinambá foi obrigado a garantir o transporte do animal por "meios seguros e adequados", comprovados por um veterinário ou biólogo. O influencer também deverá apresentar à Justiça as condições de saúde da capivara e dar livre acesso para fiscalização por parte de órgãos ambientais.
Em decisão, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante afirmou que Tupinambá vive em "perfeita e respeitosa" simbiose com a floresta e os animais.
Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos da Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil.
Márcio André Lopes Cavalcante, juiz
A entrega foi acompanhada pela deputada, que também gravou a devolução do animal. A parlamentar compartilhou o trecho da decisão que autoriza a guarda do animal a Agenor.
Mais cedo, a deputada chegou a invadir o local. Ela afirmava que o Ibama não estava cumprindo a decisão judicial e foi contida por seguranças.
Uma manifestação também foi conduzida em frente à sede do Ibama em Manaus. Ao ver a devolução do animal, os participantes aplaudiram a cena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.