Topo

'Levaram até as havaianas', diz influenciador sueco drogado e roubado no RJ

O influencer sueco Rikard Fredrik, no apartamento onde foi drogado e roubado, no Rio de Janeiro Imagem: Arquivo Pessoal

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

05/05/2023 11h53

A comemoração de aniversário do influencer e youtuber sueco Rikard Fredrik, mais conhecido como SwedishGringo nas redes sociais, terminou mal. Vivendo no Brasil desde o final do ano passado, ele foi vítima do golpe conhecido como Boa Noite Cinderela, no apartamento Airbnb onde mora, no Leblon, no Rio de Janeiro. Os assaltantes "limparam" o imóvel enquanto ele estava "apagado".

Ele foi drogado e roubado por um casal de jovens que conheceu enquanto comemorava o aniversário na sexta-feira passada, no bairro da Lapa. Ele não se recorda se conheceu a dupla em uma casa noturna, onde tomava alguns drinques, ou na rua mesmo. Depois que acordou, na manhã seguinte, boa parte da memória recente havia ido embora. Na quarta-feira (3), ele postou um vídeo em seu canal no YouTube contando o que aconteceu.

"A diferença de fuso horário entre Brasil e Suécia é de 5 horas. Então, por volta das 20h aqui, já era meia-noite lá e decidi tomar um drinque para comemorar meu aniversário, que é no dia 26 de abril", contou Fredrik com exclusividade ao UOL. Me lembro de conhecer esse casal, muito simpático, contei que era meu aniversário, conversamos muito e acabei convidando eles para vir ao meu apartamento".

Mas, após o golpe, não foi apenas a memória que o influencer perdeu. A dupla de assaltantes levou um notebook com configuração para produção e edição de vídeos, três telefones celulares, microfones, um drone, fones de ouvido, roupas e produtos de higiene. Levaram também a carteira, com os cartões de crédito do youtuber, deixando apenas o passaporte.

Na noite da quinta para a sexta, eles vieram ao meu apartamento, para continuarmos comemorando. Estávamos bebendo um drinque quando comecei e me sentir zonzo, um pouco estranho. Não demorou muito para eu simplesmente apagar. Quando acordei, estava deitado na minha cama, me sentindo mal, com a cabeça doendo. E me dei conta de que eles tinham roubado tudo. Eles levaram até as minhas havaianas"

Porta trancada

Depois que conseguiu levantar da cama, Fredrik conta que caminhou até a porta para pedir socorro e descobriu que o casal havia trancado ele dentro do apartamento e levado a chave. O porteiro do prédio então acionou o proprietário do imóvel, que chegou pouco tempo depois, com um chaveiro.

O youtuber então contou tudo o que havia acontecido para o dono do apartamento que, segundo ele, foi muito compreensivo e se ofereceu para ajudá-lo. Ele acompanhou Fredrik até a Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista), no Leblon, onde ele registrou a ocorrência.

Fiz exames para detecção da substância e descobriram que eu havia sido drogado com Rohypnol (Flunitrazepam). Misturaram isso na minha bebida, por isso eu não lembrava de nada. Foi quando disseram que eu tinha sido vítima do golpe do 'Boa Noite Cinderela'"

O Rohypnol é uma droga comumente misturada em bebidas alcoólicas para disfarçar o seu sabor amargo. Seus efeitos começam em menos de 30 minutos, resultando em sonolência e podendo até mesmo induzir ao coma. É conhecido por atacar o sistema nervoso central, causando amnésia durante a intoxicação, além de outros sintomas como sonolência, inconsciência, alucinações e vômitos. A droga também pode levar a perda de inibição e capacidade de discernir o certo e o errado, tornando a vítima vulnerável. O efeito do Rohypnol pode durar até 48 horas.

O caso foi registrado como roubo, com o agravante de ter sido praticado com impossibilidade de resistência da vítima. O UOL entrou em contato com a Polícia Civil do Rio de Janeiro para buscar mais informações sobre o andamento do inquérito aberto pela DEAT, mas até o momento o órgão não havia respondido aos questionamentos.

Cartões de crédito e PayPal

Como se já não bastasse descobrir que havia perdido suas ferramentas de trabalho e itens pessoais, o casal conseguiu realizar movimentações financeiras nos cartões de crédito e até no PayPal de Fredrik, deixando-o com apenas R$ 150 na conta.

Eles levaram todas as minhas economias, todo o dinheiro que eu havia guardado para me manter aqui no Brasil. Deixei meu trabalho, minha vida na Suécia para morar aqui, eu amo esse país. Já tinha vindo visitar durante a pandemia e me encantei com o jeito aberto, carinhoso e amoroso dos brasileiros. Ano passado vim para ficar e agora me acontece isso".

Fredrik tem um canal no YouTube, com milhões de visualizações, onde publica vídeos mostrando aos estrangeiros um pouco da vida e da cultura brasileira. Ele esperava viver dessa produção e chegou a pensar em desistir de tudo após o golpe. Sem equipamentos, ele agora depende de um telefone celular emprestado pelo dono do apartamento até para se comunicar.

Apesar da decepção, o influencer diz que não pretende deixar o Brasi. Ele afirma que o amor que sente pelo país e pelo nosso povo é muito maior que o que aconteceu com ele. Além disso, após o ocorrido, ele diz que pôde sentir de volta esse amor que sente e entrega em seus vídeos através do carinho e o apoio que vem recebendo de amigos e seguidores brasileiros.

"Com o passar dos dias, apesar de não conseguir mais dormir sossegado, fui experimentando o que é a solidariedade dos brasileiros. Mensagens, ligações, teve gente que até me trouxe roupas. E, de tanto insistirem, acabei lançando uma vaquinha online, no GoFundMe, para tentar angariar fundos para conseguir comprar novos equipamentos e conseguir viver um tempo. Não vou deixar que duas pessoas ruins estraguem a imagem que eu conheço e defendo, de um país maravilhoso povoado por uma gente tão amável que é o Brasil".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Levaram até as havaianas', diz influenciador sueco drogado e roubado no RJ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano