Open de feijoada: como é festa de luxo suspeita de surto de febre maculosa
As quatro pessoas que morreram vítimas de febre maculosa estiveram na Fazenda Santa Margarida no último dia 27 de maio, na 22ª edição da Feijoada do Rosa.
O espaço que recebeu o evento foi apontado como provável local de contaminação das vítimas na região e foi fechado pela Prefeitura de Campinas. Agora, a fazenda só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.
O que é a Feijoada do Rosa?
Festa tem 22 anos de tradição. Em 2023, a Feijoada do Rosa aconteceu na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, e reuniu 3,5 mil pessoas.
Evento costuma reunir pessoas de classes mais altas da região de Campinas. As últimas dez edições do evento também aconteceram no mesmo local.
Feijoada à vontade. O convite para a Feijoada do Rosa dava direito a um esquema open bar de comida — feijoada tradicional e vegana, além de massas — e bebidas — inclusive alcoólicas. Na pré-venda, o ingresso, que incluía também um abadá da festa, custou até R$ 750. A festa aconteceu das 15h à 1h e não permitia menores de 18 anos desacompanhados.
No Instagram, o perfil do evento reforçava que recebia pessoas de todas as regiões do Brasil, e promovia até hotéis parceiros na região de Campinas.
Festa costuma reunir shows de música eletrônica. Neste ano, o evento contou com DJs como Bruno Be e Tomás Pontifex.
Em publicação no Instagram, a organização da Feijoada do Rosa prestou solidariedade aos amigos e familiares das vítimas. No post, porém, afirmou que não existe "correlação entre as atrações oferecidas com as causas anunciadas".
A fazenda
Ontem, a prefeitura de Campinas anunciou que a Fazenda Santa Margarida só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.
A prefeitura também começou uma campanha educativa no entorno da fazenda e trabalhará na mobilização social com a população do distrito de Joaquim Egídio e os trabalhadores do local.
Sobre os casos de febre maculosa com possível infecção na Fazenda Santa Margarida, a gestão do local divulgou uma nota: "Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.