Dentista, adolescente, casal: quem são as vítimas da febre maculosa em SP
Quatro pessoas foram vítimas da febre maculosa depois de irem a eventos na Fazenda Santa Margarina, na região de Campinas (SP). Outros dois casos são investigados como suspeitos.
No dia 27 de maio, o local recebeu a Feijoada do Rosa e reuniu 3,5 mil pessoas. Dias depois, o cantor Seu Jorge fez um evento no espaço. Frequentadores das duas datas apresentaram sintomas como febre, dores e manchas avermelhadas.
Quem são as vítimas?
Mariana Giordano
Mariana Giordano, de 36 anos, era dentista e biomédica em São Paulo. Ela e o namorado Douglas Costa, também vítima da febre maculosa, estiveram na Feijoada do Rosa, que aconteceu na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP). Mariana teve febre, dor e erupções vermelhas no corpo, e morreu no dia 8 de junho na capital paulista.
Douglas Costa
Douglas Costa, de 42 anos, era piloto de automobilismo, e estava com a namorada no evento Feijoada do Rosa na fazenda de Campinas (SP). Ele teve os mesmos sintomas de Mariana: febre, dor e erupções vermelhas. Assim como a parceira, ele também morreu no dia 8 de junho. Ele estava internado na cidade de Jundiaí (SP).
Evelyn Santos
Evelyn Karoline Santos, de 28 anos, era dentista e morava em Hortolândia (SP). Ela esteve no mesmo evento do dia 27 de maio.
Segundo o noivo dela, Marcelo Pereira, eles tinham planos de casar no ano que vem. Evelyn queria ser mãe antes dos 30 anos. Ela também morreu no dia 8 de junho.
Erissa Santana
Erissa Nicole Santana, de 16 anos, acompanhava o pai, que tem uma empresa que presta serviços de ambulância e brigadistas, no evento do dia 27 de maio. Erissa morreu na terça (13) de junho em Campinas (SP).
Quais os casos suspeitos?
Mulher de 38 anos internada em Campinas (SP). Ao contrário das vítimas mortas, ela não foi para a Feijoada do Rosa. Ela esteve na Fazenda Santa Margarida para o show do cantor Seu Jorge, no dia 3 de junho.
Mulher de 40 anos moradora de Hortolândia. Ela está internada em um hospital particular com sintomas da doença desde o dia 10 de junho e estava na Feijoada do dia 27 de maio. Assim como o 5º caso suspeito, ela aguarda o resultado de exames laboratoriais.
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato-estrela. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, cansaço e fadiga.
A transmissão acontece principalmente em áreas de mata. Praticantes de esportes radicais ou pessoas que moram nessas regiões devem ficar atentos. O período de reprodução dos carrapatos começa em março e atinge seu pico entre junho e outubro.
Não existe transmissão de uma pessoa para outra. Se o contato com carrapato na pele for por um tempo maior que quatro horas, é fundamental procurar um médico para investigar os sintomas.
A doença tem cura e pode ser tratada com antibióticos, acompanhamento médico e internação, mas se desenvolve de forma rápida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.