Topo

Visita a 106,8 milhões de endereços e muito 'não': como foi feito o Censo?

O Censo 2022 visitou 106,8 milhões de endereços no país - Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
O Censo 2022 visitou 106,8 milhões de endereços no país Imagem: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Colaboração para o UOL

28/06/2023 10h00

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (28) os dados do Censo Demográfico 2022. A pesquisa, que começou com dois anos de atraso, foi respondida presencialmente, por telefone e até pela internet.

Mas, afinal, quem é visitado e quais são os critérios para a aplicação dos questionários? Veja perguntas e respostas:

O que é o Censo?

Trata-se de uma pesquisa conduzida pelo IBGE para coletar dados abrangente sobre a população brasileira. Ao contabilizar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar o modo de vida dos brasileiros, esses dados possibilitam a elaboração de um perfil socioeconômico do país.

Quem é visitado?

O alvo da pesquisa é toda a população residente no país. Ao todo, o Censo 2022 visitou 106,8 milhões de endereços espalhados em 8,5 milhões de km² — em todos os 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e Fernando de Noronha. Pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas também foram contabilizados.

A coleta de dados é realizada por meio de questionários. A maior parte deles foi feita em entrevistas presenciais (68.659.405), seguida por preenchimento pela internet (362.563) e entrevista por telefone (412.725). Em todos os casos, porém, foi preciso que o recenseador visitasse o domicílio antes, para fazer contato com o morador.

Na coleta, são aplicados dois tipos de questionário: o básico, que tem 26 quesitos e demora cerca de seis minutos para ser respondido; e o ampliado, com 77 quesitos e 16 minutos de duração.

Basta que um morador por endereço de domicílio responda ao formulário da casa. Segundo o IBGE, qualquer cidadão acima de 12 anos é capaz de dar as informações ao recenseador em nome de todos os demais da residência.

Quais os critérios para a aplicação dos questionários?

A coleta do Censo 2022 começou no dia 1.º de agosto do ano passado e foi concluída em 28 de fevereiro de 2023. A etapa de apuração dos dados teve início em 1ª de março de 2023 e se estendeu até abril.

O critério utilizado para aplicar os questionários depende do tamanho da população de cada município. Quanto maior a população da cidade, menor o número de questionários da amostra. Já quanto menor a população, mais questionários da amostra são necessários para dar representatividade aos quesitos do questionário.

Os primeiros resultados apresentam um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios do Brasil. Então, vêm recortes e os indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população.

Todo o processamento, desde a coleta até a divulgação de todos os resultados, é feito em data center do IBGE. Segundo o instituto, o ambiente apresenta alto desempenho para assegurar a permanente disponibilidade dos serviços e rapidez na divulgação de resultados.

Outros cruzamentos de dados e análises ainda serão divulgados até 2025.

Veja números do Censo 2022