Topo

Conteúdo publicado há
9 meses

Fortes chuvas afetam mais de 16 mil pessoas e deixam um morto em Alagoas

Do UOL, no Rio e em São Paulo

08/07/2023 12h46Atualizada em 08/07/2023 17h42

As fortes chuvas que atingem Alagoas desde a noite desta sexta (7) provocaram uma morte e deixaram mais de 16 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas no estado.

O que aconteceu

São 2.085 desabrigados e 14.338 desalojados em decorrência do temporal. Os dados foram divulgados nesta tarde pela Defesa Civil estadual.

Um homem morreu na cidade de Flexeiras, após ser arrastado pela correnteza. Ele foi identificado como Jason da Silva (32).

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou estado de emergência em 29 cidades. Entre elas, estão destinos turísticos como Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Ao menos sete municípios registraram alagamentos. Houve transbordamento dos rios União dos Palmares, Murici, Branquinha, Rio Largo, São José da Laje, Jacuípe e Colônia Leopoldina.

Em Jacuípe, vídeos publicados em redes sociais mostram casas debaixo d'água.

Em Maceió, algumas das principais vias, como a Avenida Fernandes Lima, ficaram completamente alagadas. A prefeitura informou que, apenas na primeira semana de julho, choveu quase metade do esperado para o mês todo: 127mm. Somente nas últimas 24 horas, foram 105mm.

Houve também registros de alagamentos em bairros da orla da capital. Em Jatiúca, até clientes de um restaurante viram a água invadir o estabelecimento. A Prefeitura ainda trabalha na limpeza e desobstrução em um trecho da Avenida Leste Oeste, que foi parcialmente interditada devido ao deslizamento de uma barreira.

Até o fim da manhã de hoje, a Defesa Civil de Maceió atendeu 18 ocorrências. Não houve registro de vítimas na capital. Foram levadas para abrigos 16 pessoas desabrigadas e 105 desalojadas. Duas famílias, em um total de sete pessoas, estavam em casa de parentes.