Esse conteúdo é antigo

Fontes radioativas de césio-137 furtadas de mineradora são recuperadas

As duas caixas de fontes radioativas contendo césio-137, furtadas de uma mineradora de Minas Gerais no dia 29 de junho, foram recuperadas, informou a Polícia Civil.

O que aconteceu:

As fontes foram localizadas em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Material foi furtado da empresa AMG Brasil, localizada nas cidades de Nazareno e São Tiago, na região do Campo das Vertentes (MG).

Os equipamentos recuperados estão sob análise da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

As investigações estão em andamento de forma sigilosa, segundo a Polícia Civil.

Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com "as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN", informou a AMG, em nota.

A empresa disse ainda que uma investigação interna independente está sendo feita para que o furto seja esclarecido e que "sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle".

As fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como 'Categoria 5, Baixo Risco' pelas normas regulatórias; e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem qualquer risco à saúde."
Mineradora AMG

Deixe seu comentário

Só para assinantes