Explosão em silo de cooperativa deixa 8 mortos e 11 feridos no Paraná
Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo
26/07/2023 21h18Atualizada em 27/07/2023 18h17
Uma explosão em um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina (PR), a 595 km de Curitiba, deixou pelo menos oito mortos e 11 feridos.
O que aconteceu:
A explosão ocorreu em um túnel de transporte de grãos, por volta das 16h50 de quarta (26), mas a causa ainda não foi identificada, segundo a C.Vale informou em comunicado. A cooperativa ressaltou que a "prioridade" agora é a "integridade dos colaboradores atingidos e seus familiares".
Uma pessoa segue desaparecida. Os Bombeiros trabalham na retirada do volume de grãos de milho do silo para encontrar a última vítima. "A retirada do milho é realizada de maneira mecânica de forma lenta e gradual e não será interrompida até o encerramento da operação".
A última atualização da C.Vale, às 9h30 desta quinta-feira (27), contabilizava: oito mortes (1 funcionário da C.Vale e sete do sindicato da categoria), 11 feridos hospitalizados (10 funcionários e 1 do sindicato) e um desaparecido.
O silo estava sendo usado para armazenar milho. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.
Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada. Durante o resgate, segundo o Corpo de Bombeiros, como o silo ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.
O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos.
Vítimas e resgate
Os Bombeiros foram acionados por volta das 17h. Uma força-tarefa com 11 viaturas, mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo foi mobilizada para ajudar a conter as chamas e socorrer os feridos.
Equipes aeromédicas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram enviadas para o local da explosão a fim de socorrer as vítimas, segundo a Consamu (Consórcio de Saúde Intermunicipal Samu Oeste).
Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) disse que pelo menos uma pessoa foi transferida do Hospital Municipal de Palotina para a Policlínica de Cascaval, e que "aguarda novas demandas" para a transferência de pacientes feridos no incêndio. "A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos", informou.
Susto dentro e fora de cooperativa
Relatos de tremores após a explosão foram feitos nas redes sociais por quem estava no município na hora do impacto.
Os moradores já estão estimando os prejuízos físicos. Um deles diz que a explosão provocou danos à entrada de sua residência.
Autoridades se manifestam
Segundo o Governo do Paraná, o Corpo de Bombeiros mandou para Palotina 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação e dois cães farejadores, em dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná, ainda na noite de quarta-feira.
O governador Ratinho Júnior disse que as equipes continuarão "atuando para garantir pronto atendimento" e um "avião com profissionais".
O senador Sergio Moro falou que o ocorrido é uma "tragédia" e expressou solidariedade às vítimas.