Topo

Imagens mostram como era local onde vazamento de gás matou bilionário

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/09/2023 15h33

O vazamento de gás que matou o bilionário José Bezerra de Menezes Neto e sua esposa, Luciana Bezerra, além de um cachorro do casal, teve início em uma sala de máquinas que fica próxima à suíte em que eles dormiam no imóvel localizado em Guarujá (SP), quando foram intoxicados. As informações são da Polícia Civil.

O que aconteceu:

Vídeo do local obtido pelo UOL mostra que a sala funciona como uma espécie de depósito para guardar vários objetos e equipamentos que são utilizados para o funcionamento e a manutenção do imóvel.

Entre as coisas guardadas no lugar, há tonéis para armazenar água e uma espécie de "queimador" utilizado para aquecer o líquido, que é distribuído para os chuveiros e pias da casa. Os investigadores suspeitam que o vazamento pode ter ocorrido justamente em um cano partido, acoplado ao "queimador".

Para a polícia, após o rompimento do cano, os gases da queima se acumularam por horas na sala de máquinas, em vez de saírem pelo exaustor. Posteriormente, os gases tóxicos passaram para o quarto do casal por meio de orifícios, o que provocou a morte dos dois e de um cachorro enquanto dormiam.

Essa é uma análise preliminar dos investigadores, que aguardam o resultado do laudo técnico da perícia.

Filho encontrou os pais

José Bezerra de Menezes Neto, também conhecido como Binho, e Luciana foram encontrados mortos no quarto do casal na casa de veraneio da família, que fica em um condomínio na praia de Iporanga, no Guarujá, no litoral de São Paulo. A cachorra de estimação do casal também foi encontrada morta.

Os corpos foram achados por Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, filho das vítimas, que também estava no imóvel. Segundo O Estado de S. Paulo, ele estranhou a demora dos pais ao acordar e foi até o quarto dos dois. Chegando ao local, viu os corpos sobre a cama.

Inicialmente, Rodrigo pediu ajuda a um médico conhecido da família, que é morador do mesmo condomínio. O profissional tentou reanimar o casal, sem sucesso.

Segundo o UOL apurou, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado, por volta das 11h30, para atender a ocorrência, mas já encontrou o casal sem vida.

Corpos não tinham sinais de violência. Apesar disso, também de acordo com o jornal, peritos do Instituto de Criminalística fizeram uma varredura no imóvel e coletaram impressões digitais. A polícia informou que a investigação é "de ofício" quando não há causa definida do óbito.

Vazamento de gás

Um vazamento de monóxido de carbono é a provável causa da morte de Binho e Luciana. Segundo a Polícia Civil, a necropsia nos corpos aponta intoxicação resultante da queima do gás usado no aquecimento das instalações hidráulicas da casa da família.

Quarto do casal fica no andar térreo da casa, próximo da sala com as caldeiras do sistema de água quente. Os gases de queima teriam chegado ao quarto do casal devido a uma fissura na mangueira do exaustor do local.

O laudo toxicológico e da perícia do local ainda estão em andamento, de acordo com informações da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

No entanto, a Deic (Delegacia Especializada de Investigações Criminais) de Santos afirma que a confirmação da causa da morte não acaba com as investigações. A perícia ainda deve esclarecer se o sistema de gás encanado estava instalado corretamente e como se deu o rompimento de uma tubulação do exaustor.

Quem era o empresário?

Binho nasceu em Olinda (PE), mas se mudou para o município de Juazeiro do Norte (CE) ainda na infância. Ele fazia parte da terceira geração de controladores do antigo BicBanco (Banco Industrial e Comercial), hoje CCB Brasil. A instituição bancária foi fundada no município de Juazeiro do Norte (CE) pelo pai do empresário, Humberto Bezerra, e o seu tio, o ex-governador cearense Adauto Bezerra (irmão gêmeo de Humberto).

O pai do empresário foi deputado federal e prefeito de Juazeiro do Norte na década de 1960. Foi eleito vice-governador do Ceará em 1970, além de ser presidente do BicBanco. Humberto Bezerra morreu em março de 2020, aos 93 anos, em decorrência de complicações após um procedimento cirúrgico.

O antigo BicBanco foi vendido ao Banco de Construção da China por R$ 1,62 bilhão em 2013. Binho também foi o presidente de banco mais jovem do país, aos 38 anos, informou o deputado federal Eunício Oliveira (MDB-CE). A instituição manteve a negociação de ações na bolsa paulista até 2015. Foi quando optou por se retirar do pregão, informou a Forbes.

Depois da transação, segundo o jornal cearense O Povo, Binho virou sócio da Ademicon, uma administradora de consórcios. Também atuou em negócios nas áreas financeira e imobiliária.

O banqueiro e empresário apareceu na lista de bilionários da Forbes, divulgada em dezembro de 2022, na posição 205º. Ele subiu no ranking da revista em comparação com outros anos e tem um patrimônio estimado em R$ 1,55 bilhão.

Binho e a esposa deixam três filhos: Marcelo, Rafael e Rodrigo. Marcelo é casado com a influenciadora Marcella Minelli, irmã da também influencer Gabriela Pugliesi.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Imagens mostram como era local onde vazamento de gás matou bilionário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano