Brasil pode ter onda de calor mais forte em outubro; como fica o tempo?

A onda de calor que atingiu boa parte do Brasil pode ter uma "nova edição" em outubro —e pode ser ainda mais forte. A informação é da Climatempo e da Metsul.

Segundo a Climatempo, há possibilidade de temperaturas ainda mais altas do que as registradas na última onda de calor, no fim de setembro.

A previsão é de atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, gerando mais calor para um mês que, naturalmente, é quente no Brasil, segundo a Climatempo. A presença do El Niño ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.

Como ficam as temperaturas?

As temperaturas em outubro vão ficar acima do normal para o mês na maior parte do país. Os termômetros podem registrar de 2°C a 3°C a mais do que a média normal em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Goiás, Mato Grosso e na maior parte de São Paulo.

Um pouco acima da média. Em boa parte do litoral do Nordeste e em toda a região Sul, as temperaturas ficam até 1°C mais altas do que o normal para o mês.

Dia de sol e calor na cidade de Campinas, interior de São Paulo
Dia de sol e calor na cidade de Campinas, interior de São Paulo Imagem: Denny Cesare/Estadão Conteúdo

E as chuvas?

A distribuição das chuvas varia em cada região do país, mas, de modo geral, a Região Sul será a mais afetada pela alta de precipitação. Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Região Sul

O Sul terá chuvas provocadas pelo calor, frentes frias e áreas de baixa pressão. Podem ocorrer ciclones extratropicais.

Onde chove acima da média? Em todo o Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina, segundo a Climatempo. No oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná, as precipitações devem ficar um pouco acima da média.

Região Norte

O El Niño causará forte impacto na região Norte, com menos chuva durante o verão, informa a Climatempo.

Onde chove abaixo da média? Em Roraima, no leste e nordeste do Amazonas, em quase todo o estado do Pará e também no norte e oeste do Tocantins, segundo a Climatempo. Nas outras áreas, chove um pouco abaixo da média.

Continua após a publicidade

Região Sudeste

A chuva na Região Sudeste durante o mês de outubro será provocada pelo calor. Estão previstos temporais, chuvas intensas de curta duração e em pequenas áreas, diz a Climatempo. Não há previsão de chuva generalizada na região em outubro.

Onde terá chuva abaixo da média? Em quase todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio. Em Vitória e Belo Horizonte, a expectativa é de que o mês termine com volumes de chuva abaixo do normal.

Onde terá chuva dentro da média? No centro, norte e noroeste de São Paulo, no sul de Minas, na Zona da Mata mineira, na região serrana do Rio, no Grande Rio e na região dos Lagos.

Onde terá chuva um pouco acima da média? No sul do estado do Rio de Janeiro, no oeste, centro, sul e leste de São Paulo.

Região Centro-Oeste

Continua após a publicidade

Estão previstos calor e irregularidade da chuva, afirma o Climatempo. Várias áreas no Centro-Oeste podem ficar dias seguidos sem chuva.

Onde chove um pouco abaixo da média? Em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Mato Grosso (incluindo Cuiabá) e também no norte e oeste de Mato Grosso do Sul (incluindo o Pantanal).

Onde chove dentro da média? Nas regiões centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

Outubro é um mês seco e de pouca chuva em quase todo o Nordeste.

A Climatempo prevê que haverá "pouquíssima" chuva em outubro no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas —mas dentro da normalidade do mês, naturalmente seco nessas áreas.

Continua após a publicidade

Em algumas áreas como sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, deverá haver ainda menos chuvas do que o normal.

Deixe seu comentário

Só para assinantes