Conteúdo publicado há 3 meses

Internautas citam falta de negros em festa da Consciência Negra em Curitiba

Internautas apontaram falta de pessoas negras em vídeo divulgado pela Prefeitura de Curitiba da festa do Mês da Consciência Negra, realizada na quarta-feira (15).

O que aconteceu:

A Prefeitura de Curitiba realizou um evento em celebração ao Mês da Consciência Negra. Em comentários em um vídeo publicado nas redes sociais do órgão, internautas disseram que apenas pessoas brancas se apresentaram.

O órgão publicou um vídeo do evento, em que aparecem biscoitos e bonecos de mulheres negras e figuras de orixás. Além disso, músicos tocam tambores vestidos de roupas típicas de capoeiristas e descalços.

O UOL apurou que a Prefeitura gastou R$ 31.650 na contratação de artistas das áreas do teatro, música e dança. Os fundos foram usados "para atender o projeto Mês da Consciência Negra", segundo a Fundação Cultural de Curitiba.

Ao fundo, aparecem imagens de caravelas portuguesas e de um homem negro amarrado pelos braços. Internautas interpretaram o desenho como se referindo a uma pessoa escravizada sendo açoitada.

Apenas 24% da população de Curitiba se declara negra, segundo o último censo do IBGE. Isso faz a cidade a capital com mais pessoas negras do Sul do Brasil.

O UOL entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba, que informou que "está promovendo uma extensa programação para celebrar o Mês da Consciência Negra - período para reverenciar o legado do povo de matriz africana por quem é e também não é negro, mas conhece o papel da etnia na construção do Brasil".

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora