Conteúdo publicado há 6 meses

Chuvas em SC fazem nova morte e deixam ruas e avenidas alagadas; veja vídeo

As fortes chuvas que voltaram a castigar Santa Catarina desde o final de semana deixaram um morto, ruas e avenidas alagadas e dezenas de pessoas desalojadas na região de Xanxerê, no oeste do Estado.

O que aconteceu

A prefeitura de Xanxerê informou que o município registrou mais de 100 milímetros de chuva, da noite de sábado para a manhã de domingo, sendo 60 milímetros em menos de uma hora.

Foram registrados alagamentos na região central de Xanxerê. Houve deslizamentos de terra e muita destruição em diversos bairros da cidade.

Dezenas de famílias ficaram ilhadas e tiveram suas casas alagadas. Os bombeiros de Xanxerê trabalham com um barco para fazer a retirada das famílias que ficaram isoladas. Os bairros mais atingidos forma Vila União, Dos Esportes, Bortolon, Centro, Vista Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca e Alvorada.

Nas redes sociais, moradores e comerciantes postaram vídeos em que mostram a destruição provocada pela inundação. Uma loja de colchões praticamente perdeu todo o material em exposição e também em estoque.

A rodovia SC-155, saída para Xavantina, está interditada por tempo indeterminado em razão de queda de barreira e buracos na pista.

Bacias de contenção

A bacia de contenção da Linha Passo Trancado não suportou o volume de água e transbordou. Apesar disso, a prefeitura garante que as bacias, que começaram a ser construídas no ano passado para conter a vazão da água das chuvas, não apresentam problemas estruturais.

Continua após a publicidade

O extravasamento ocorreu na ombreira do vertedouro e causou um pouco de erosão, mas as equipes da prefeitura já estão no local para efetuar o reparo. Em fase final de construção, a bacia da Linha Passo Trancado tem capacidade aproximada de 120 milhões de litros d'água ou 120 mil metros cúbicos.

Morte em enxurrada

Um homem de 31 anos morreu ontem (10), após o veículo que dirigia ter sido arrastado pela correnteza formada pelas fortes chuvas em Xanxerê. Luiz Henrique Franchini Vettori dirigia pela rua João Antonio Prezotto, no bairro Bortolon, quando o seu carro foi arrastado pela correnteza.

Preso entre banco do condutor e o teto do carro, Vettori foi encontrado já morto pelos bombeiros. Ele era colaborador do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, onde trabalhava como recepcionista.

Deixe seu comentário

Só para assinantes