Buscas por helicóptero desaparecido em SP entram no 5º dia
Do UOL, em São Paulo
05/01/2024 09h34Atualizada em 05/01/2024 10h25
As buscas pelo helicóptero que desapareceu a caminho de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, entram no 5º dia.
O que aconteceu
A FAB retomou na manhã de hoje as buscas pelo helicóptero que desapareceu com quatro pessoas. A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados.
As buscas estão prejudicadas pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso da região, informou a FAB. A operação já dura 32 horas.
O desaparecimento
O helicóptero modelo Robinson R44 desapareceu na véspera do Réveillon. Saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral paulista.
"É uma área de grande extensão, próxima de São Sebastião até quase chegar em Ubatuba", declarou o capitão Vitor Hugo, piloto do helicóptero águia da PM, em entrevista à GloboNews. "Recebemos alguns pontos, com coordenadas geográficas de GPS, da Força Aérea Brasileira. Seriam pontos em que aeronaves desapareciam do radar, não necessariamente a aeronave em questão."
Placa de metal foi encontrada, mas não era do helicóptero. "Por volta do meio-dia, recebemos um novo ponto, de possível avistamento de algum destroço, um objeto diferente na mata. Localizamos uma placa de metal que não era da aeronave", acrescentou o capitão Vitor Hugo.
Quem eram os ocupantes
Luciana Rodzewics;
Letícia Ayumi Rodzewics, filha de Luciana;
Raphael Torres, amigo de Luciana;
Cassiano Tete Teodoro, o piloto.
Helicóptero fez pouso de emergência
Helicóptero fez pouso de emergência antes de voar novamente e desaparecer. Mensagens às quais o UOL teve acesso mostram que Letícia enviou imagens e relatou a situação ao namorado. Ele questionou onde o helicóptero estava, ao que a jovem respondeu: "Sei lá, amor. Tô parada no meio do mato."
Letícia mandou mensagens ao namorado narrando a situação. "Tempo ruim. Não dá para passar. Pousamos no meio do mato", escreveu.
Após enviar fotos, Letícia ainda comentou que os ocupantes estavam tentando entrar em Ilhabela. "Estamos voltando", finalizou.