Castro confirma 12ª morte por chuvas no RJ; 2 pessoas estão desaparecidas
Do UOL, em São Paulo
15/01/2024 13h05Atualizada em 16/01/2024 10h10
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), confirmou ontem (15) a morte de mais uma pessoa em decorrência das fortes chuvas neste fim de semana. Duas pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil do Rio.
O que aconteceu
Ao todo, 12 pessoas morreram após temporal. O governador não disse qual o gênero ou o local da 12ª morte. A última informação dos bombeiros é que eram oito homens e três mulheres. Do total, três das vítimas estavam no Rio e oito, em municípios da Baixada Fluminense.
Duas pessoas estão desaparecidas. A primeira foi Elaine Cristina de Souza Gomes, de 46 anos, que desapareceu em Belford Roxo, quando o veículo em que ela estava foi arrastado pelo rio Botas. A Defesa Civil do Rio também confirmou hoje o desaparecimento de mais um homem. Ele tem 49 anos e foi identificado como Jackson Pinheiro da Silva.
Governador afirmou que chuvas como a do fim de semana são o "novo normal". "Esse é o nosso novo normal, por isso o estado e as cidades têm que ser cada dia mais resilientes", declarou.
Cerca de 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas no estado, informou Castro à CNN. "Não há indícios de que essas pessoas não poderão voltar para casa", disse.
Ele também reconheceu que o estado tem que evoluir em obras de prevenção a desastres causados pelo clima. "Realmente foram fortíssimas as chuvas e a gente continua firme nesse trabalho de continuar evoluindo, para, quem sabe, chegar o dia em que ninguém perca a vida em decorrência das chuvas."